Observe as imagens a seguir, dos Parangolés de Hélio Oiticica (1964):
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre a arte brasileira, é possível inferir as (o)
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
Normalmente uma reação química libera ou absorve calor. Esse processo é representado no seguinte diagrama, considerando uma reação específica.
Com relação a esse processo, assinale a equação química correta.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Os presidentes do grupo de potências emergentes BRICS anunciaram nesta terça-feira a criação de um banco de desenvolvimento com fundos iniciais de 50 bilhões de dólares com sede em Xangai - segundo a declaração oficial da cúpula. [...] Os chefes de Estado de Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul também acordaram um fundo de reservas no valor de 100 bilhões de dólares, destinado à ajuda mútua em caso de crise. Presidentes do BRICS criam banco de desenvolvimento com sede em Xangai.
Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/afp/2014/07/15/presidentes-do-brics-criam-banco-de-desenvolvimento-com-sede-em-xangai.htm>. Acesso em: 22 dez. 2014.
A criação de um banco de desenvolvimento de atuação mundial, por parte dos países dos BRICS ajuda a revelar uma realidade surgida na Nova Ordem Mundial que é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro.
– A “mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”.
Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a história da cidade e da Baía da Guanabara.
Os outros botos zombavam dele:
– Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a Baía? Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro!
HETZEL, B. Piraiaguara. São Paulo: Ática, 2000. p. 16-20.
No trecho “Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a Baía?”, os pontos de interrogação foram usados para
- Biologia | 12.6 Populações
(UPE) Com base em análises estatísticas, genéticas e em modelos evolutivos, Mauro Galetti (UNESP) e sua equipe estudaram uma palmeira – palmito-juçara (Euterpe edulis) – importante fonte de alimento para mais de 50 espécies de aves da Mata Atlântica, como papagaios, sabiás e tucanos, que se alimentam de seus frutos, além de ter importância econômica. Para isso, coletaram nove mil sementes de 22 populações da palmeira espalhadas ao longo da costa sudeste do Brasil. Ao combinarem todos esses dados, os pesquisadores verificaram que, em locais onde as aves de maior porte haviam sido extintas há mais de 50 anos, tanto pela caça predatória quanto pelo desmatamento, as populações das palmeiras produziam apenas frutos pequenos, enquanto em áreas de floresta mais conservada e com quantidade de aves suficiente para desempenhar sua função ecológica de dispersão de sementes, as palmeiras produziam frutos de tamanhos mais variados, com sementes pequenas e grandes.
Sobre aspectos relacionados à coevolução da planta e do disseminador de sementes, assinale a alternativa CORRETA.
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
( ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO ) Além de ser uma prática ilegal, a adulteração de combustíveis é prejudicial ao meio ambiente, ao governo e, especialmente, ao consumidor final. Em geral, essa adulteração é feita utilizando compostos com propriedades físicas semelhantes às do combustível, mas de menor valor agregado.
Considerando um combustível com 20% de adulterante, a mistura em que a adulteração seria identificada visualmente é: