Movimentos sociais são ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas.
GOHN, M. G. Movimentos sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v.16, n. 47, maio-ago, 2011. p.335
A aproximação entre a análise sociológica e o trabalho dos movimentos sociais, evidenciada com base na definição no texto, ocorre pela
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT)
Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação, uma análise do circuito esquematizado na figura permite afirmar corretamente que a
- História | 5.3 Reforma Protestante
(IFSP) O trabalho passou a ser exaltado e visto não apenas como uma forma concreta para se obter o êxito material, mas também como a maneira inequívoca de se agradar a Deus e confirmar ou atingir a salvação. Tal mudança ocorreu no século XVI e pode ser associada ao pensamento religioso
- Biologia
A gestação assistida, por meio de procedimentos clínicos, permite que casais impossibilitados de gerarem filhos naturalmente obtenham sucesso em sua constituição familiar.
Alguns desses procedimentos estão listados em sequência.
1. Estímulo à ovulação.
2. Aspiração de óvulos liberados a partir dos folículos ovarianos.
3. Estímulo ao desenvolvimento do endométrio.
4. Fertilização in vitro.
5. Implantação do embrião no útero.
Em função da sequência de procedimentos referentes à biologia reprodutiva humana, está correto afirmar que:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UFJF) Para entender a importância do uso do capacete, considere o exemplo de uma colisão frontal de um motoqueiro, com massa de 80 kg, com um muro. Suponha que ele esteja se deslocando com uma velocidade de 72 km/h quando é arremessado em direção ao muro na colisão. Suponha que o tempo de colisão dure 0,2 s até que ele fique em repouso, e que a força do muro sobre o motoqueiro seja constante.
Qual o valor desta força e quantos sacos de cimento de 50 kg é possível levantar (com velocidade constante) com tal força?
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O etanol é um combustível produzido a partir da fermentação da sacarose presente no caldo de cana-de-açúcar. Um dos fatores que afeta a produção desse álcool é o grau de deterioração da sacarose, que se inicia após o corte, por causa da ação de microrganismos. Foram analisadas cinco amostras de diferentes tipos de cana-de-açúcar e cada uma recebeu um código de identificação. No quadro são apresentados os dados de concentração de sacarose e de microrganismos presentes nessas amostras.
Amostra de cana-de-açúcar
RB72
RB84
RB92
SP79
SP80
Concentração inicial de sacarose (g L-1)
13,0
18,0
16,0
14,0
17,0
Concentração de microrganismos (mg L-1)
0,7
0,8
0,6
0,5
0,9
Pretende-se escolher o tipo de cana-de-açúcar que conterá o maior teor de sacarose 10 horas após o corte e que, consequentemente, produzirá a maior quantidade de etanol por fermentação. Considere que existe uma redução de aproximadamente 50% da concentração de sacarose nesse tempo, para cada 1,0 mg L-1 de microrganismos presentes na cana-de-açúcar.
Disponível em: www.inovacao.unicamp.br. Acesso em: 11 ago. 2012 (adaptado).
Qual tipo de cana-de-açúcar deve ser escolhido?