O tema do infanticídio indígena tem sido considerado prioritário pelo Poder Executivo, que promete reacender o debate — e a polêmica — sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 119/2015 é uma das 35 matérias que o Governo Federal quer ver aprovadas pelo Congresso Nacional em 2021. A proposição altera o Estatuto do Índio (Lei 6.001, de 1973) para “garantir o direito à vida, à saúde e à integridade física” de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos indígenas. Mas antropólogos alertam que, nas entrelinhas, o texto esconde um “esforço para a evangelização” das tribos.
Neste viés, a possibilidade de uma suposto arbítrio à cultura indígena pode ser entendido sociologicamente como
Questões relacionadas
- Biologia | 10.5 Cordados
(UDESC) Observe as figuras a seguir.
Elas representam duas classes de animais pertencentes ao Filo Chordata. A respeito das principais características desses animais, analise as proposições abaixo.
I. Na Figura 1, pode-se observar um peixe da Classe Chondrichthyes, animal que apresenta esqueleto cartilaginoso; e, na Figura 2, um representante da Classe Osteichthyes, animais de esqueleto ósseo.
II. A linha lateral é um órgão exclusivo dos peixes ósseos e tem por função detectar vibrações na água.
III. As brânquias dos peixes Chondrichthyes encontram-se protegidas por um opérculo.
IV. Os peixes ósseos flutuam na água graças à presença de uma estrutura denominada bexiga natatória.
V. Os peixes cartilaginosos apresentam a boca localizada na porção ventral do corpo, enquanto nos peixes ósseos a posição é anterior.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 14.4 Cilindro
Um arquiteto projetou para seu cliente uma piscina circular cujo diâmetro mede 4 metros. Para satisfazer a profundidade solicitada, o arquiteto calculou que seriam necessários 12000 litros de água para encher a piscina completamente.No entanto, o cliente pediu uma alteração no projeto: que a piscina fosse quadrada em vez de circular, de modo que o quadrado formado pela borda circunscreve se o círculo da borda proposta inicialmente, mantendo a profundidade original. Considere π = 3
Quantos litros de água a mais serão necessários para satisfazer as especificações da nova piscina?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Veja os objetos que usamos para fazer medições. ( A ) ( B ) Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em 10 jan. 2015.
Enunciado:
Para que são usados os objetos que apareceram nas imagens?
(A) __________________________________________________
(B) __________________________________________________
Registre uma situação em que podemos usar os objetos que aparecem nas imagens.
(A) __________________________________________________
(B) __________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Em bom português
No Brasil, as palavras envelhecem e caem como folhas secas. Não é somente pela gíria que a gente é apanhada (aliás, já não se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo é “a gente”). A própria linguagem corrente vai-se renovando e a cada dia uma parte do léxico cai em desuso.
Minha amiga Lila, que vive descobrindo essas coisas, chamou minha atenção para os que falam assim:
—Assisti a uma fita de cinema com um artista que representa muito bem.
Os que acharam natural essa frase, cuidado! Não saberão dizer que viram um filme com um ator que trabalha bem. E irão ao banho de mar em vez de ir à praia, vestido de roupa de banho em vez de biquíni, carregando guarda-sol em vez de barraca. Comprarão um automóvel em vez de comprar um carro, pegarão um defluxo em vez de um resfriado, vão andar no passeio em vez de passear na calçada. Viajarão de trem de ferro e apresentarão sua esposa ou sua senhora em vez de apresentar sua mulher.SABINO, F. Folha de S. Paulo, 13 abr. 1984 (adaptado).A língua varia no tempo, no espaço e em diferentes classes socioculturais. O texto especifica essa característica da língua, evidenciando que
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim do ano de 2008, na maioria dos países provocou desemprego e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Esse fato influenciou diretamente na emissão de gases poluentes na atmosfera. Em consequência desse fato é possível afirmar:
I. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
II. Em muitos países, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fósseis.
III. Com a diminuição da produção industrial em várias partes do mundo, o tráfego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam as mudanças climáticas e a poluição local em grandes centros urbanos.
IV. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns países em desenvolvimento tiveram de parar as suas atividades e, em consequência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substância responsável pela chuva ácida, aumentou expressivamente nesses lugares.
V. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
(www.planetasustentavel.abril.com.br/notícia/ambiente/ Adaptado.)
Estão corretas apenas as afirmações: