Este modo de produção teve como uma de suas características comuns a apropriação do excedente econômico através de tributos. Ele foi especialmente vigente nas grandes civilizações hidrográficas, onde havia a necessidade de uma burocracia governamental capaz de regular a utilização das águas do rio. As populações sedentárias assim organizadas subordinavam-se à classe-Estado de maneira permanente e estável. A propriedade era de uso comunitário, mas a classe-Estado se apropriava do excedente produzido por meio da tributação.
BRESSER-PERERIRA, Luiz Carlos. Notas introdutórias ao modo tecnoburocrático ou estatal de produção. Estudos Cebrap.
Disponível em:https://bresserpereira.org.brAcesso em 16 ago. 2019.(adaptado)
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(UEG) Os primeiros séculos da era cristã são os da constituição dos dogmas cristãos. A tarefa da filosofia desenvolvida pelos padres da Igreja nesta época é a de encontrar justificativas racionais para as verdades reveladas, ou seja, conciliar fé e razão. Santo Agostinho é o principal representante deste período que ficou conhecido como
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para à questão. Texto 1 Acesso sem qualidade [...] Mesmo nos tempos atuais, em que a inovação tecnológica nos surpreende diariamente, onde há modernização de processos e evolução constante do pensamento social, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade do ensino. Nos últimos anos, diversos esforços para aumentar o acesso dos brasileiros à educação foram feitos, é preciso reconhecer. A criação de universidades públicas, escolas técnicas e disponibilidade de bolsas parciais ou integrais representaram um grande avanço. Mas essas ações, além de ignorarem o quesito qualidade, focaram no ensino técnico ou superior, de responsabilidade do governo federal, enquanto a educação básica, de responsabilidade de estados e municípios, recebeu investimentos bem mais modestos. E assim, os pontos mais fracos do ensino público brasileiro continuam a ser os ensinos fundamental e médio. [...] Neste sentido, a educação de qualidade pode ser vista como mais um bem onde o acesso é privilégio de poucos. Quebrar esse conceito é parte fundamental do processo de diminuição da desigualdade social e econômica no país, e está associado diretamente com a maior produção de riquezas e do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Jornal da Manhã. Ijuí, 23/12/2015. Disponível em: <www.jmijui.com.br/publicacao-22000-Acesso_sem_qualidade.fire>. Acesso em: 2 abr. 2017. Texto 2 Educação patina em gestão ineficiente Dificuldades no equacionamento de demandas educacionais, relativas ao ensino em si ou relacionadas a investimentos públicos no setor, não são novidade. O Brasil tem um contencioso crônico que os números sistematicamente apontam. Em geral, soluções sugeridas para enfrentar os problemas passam pelo mantra de que, para se desenvolver, a educação precisa ser irrigada por mais verbas. Criterioso, o estudo da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] tem substância para, por meio de análises mais profundas, mostrar que essa é, no máximo, uma meia-verdade — ou uma meia-mentira. Assim como consagra a facilidade da frieza dos números, o levantamento fornece combustível também para pôr em xeque esse tipo de solução mágica. O gasto público em educação básica no Brasil tem se situado, nesta década, na média de 5,6% do PIB (a meta é 10%). Parece pouco, mas é um índice superior à média da OCDE (4,7%), e o quinto maior entre os países e parceiros da organização com dados disponíveis. E, reconhecidamente, fatias cada vez maiores do orçamento total são destinadas ao setor. Ou seja, a irrigação não é insuficiente; o que visivelmente falta é melhorar a colheita. Cai-se no terreno da gestão. O país aplica mal as verbas destinadas à educação, é evidente. A atenção dada, por exemplo, ao ensino básico continua falha, apesar dos avanços, e isso se reflete em toda a cadeia de ensino. [...] O Globo. 28/11/2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/
educacao-patina-em-gestao-ineficiente-18164446>. Acesso em: 2 abr. 2017. Vocabulário:
Mantra – na cultura indiana, fórmula (sílaba, palavra ou verso) pronunciada repetidamente.
Enunciado:
Assinale a afirmação correta sobre os dois editoriais.
- Física | 7.2 Quântica
Entre os vários trabalhos científicos desenvolvidos por Albert Einstein, destaca-se o efeito fotoelétrico, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física de 1921. Sobre esse efeito, amplamente utilizado em nossos dias, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 3.4 Valor Posicional
Leia as informações para responder às questões 15 a 17. TRÂNSITO NOS ARES Para fugirem de congestionamentos, algumas pessoas investem em helicópteros
Fonte: VEJABH. São Paulo, 30 mai. 2012.
Complete o quadro a partir dos números copiados da reportagem.
Rio de Janeiro Belo Horizonte
Número de aeronaves 320 118
Antecessor
Sucessor
Número par mais próximo
Número ímpar mais próximo
- Geografia | 5.1 População
Apesar de exceções como as metrópoles de São Francisco, Los Angeles e Dallas, “(...) o ritmo frenético da urbanização e o aparecimento de novas megacidades nas últimas décadas são fenômenos característicos do mundo subdesenvolvido” (MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.170).
Sobre o acelerado crescimento das cidades nos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que I) a urbanização desses países repete o processo vivido pela Europa, pois o crescimento de suas grandes cidades tem sido tão rápido quanto foi o das cidades europeias.
II) as novas megacidades nesses países crescem principalmente sobre a base da expansão dos empregos no Setor Terciário.
III) o processo de urbanização gerou uma complexa hierarquia urbana, nesses países, na qual as metrópoles convivem com uma rede densa de cidades médias, que concentra a maior parte da população urbana.
IV) o acelerado crescimento das megacidades gerou, nesses países, o chamado déficit habitacional, o qual figura como um dos mais graves problemas característicos das metrópoles.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.