No ideal kantiano, uma sociedade é tanto mais perfeita quanto mais ampla for aquela liberdade que consiste na ausência de impedimento e de constrangimento. [...] A sociedade ideal de Rousseau é a do contrato social.
BOBBIO, N. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
O pensamento político moderno é marcado pelos dois ideais de sociedade livre, expressos nas afirmações apresentadas. No que concerne à ideia de contrato social, como a liberdade pode ser descrita?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Era uma dessas ervas daninhas que apenas atrapalham o crescimento das outras plantas. Pequenina, quase insignificante, a erva sorrateiramente se espalhava entre as grandes plantas e, quando menos se percebia, lá estava ocupando-lhes o lugar e roubando-lhes a terra adubada. Nada ofereciam no canteiro: nem flores nem frutos. Apenas se espalhavam a importunar e a atrapalhar. Assim são essas ervas, que parecem mais resistentes que qualquer planta boa. Resistem à chuva e à falta dela, e como se aproveitam de tudo e de todos! Parecem ter nascido apenas para espalhar o mal. É preciso reconhecê-las cedo e exterminá-las antes que adoeçam as outras plantas ou que as sufoquem. O mal se corta pela raiz.
Apresentando a erva daninha e sua relação com as outras plantas, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de
- Literatura
(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO)
Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele povo tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.Pois mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.DAMASCENO, D. (Org.) Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.
Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por:
- Biologia
Observe a figura seguinte.
Física | 1. Introdução à FísicaDefine-se intensidade I de uma onda como a razão entre a potência que essa onda transporta por unidade de área perpendicular à direção dessa propagação. Considere que para uma certa onda de amplitude a, frequência f e
velocidade v, que se propaga em um meio de densidade ρ , foi determinada que a intensidade é dada por: I = 2π2fxρvay
Indique quais são os valores adequados para x e y, respectivamente.
História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo MonárquicoLeia o texto a seguir.
Carneiros, cães e bois
A razão de ser dos carneiros é fornecer leite e lã; a dos bois é lavrar a terra; a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar nesse mundo. Instituiu uns – os clérigos e os monges – para que rezassem pelos outros, e, cheios de doçura, como as ovelhas, sobre eles derramassem o leite da pregação e com a lã dos bons exemplos lhes inspirassem um ardente amor de Deus. Instituiu os camponeses para que eles – como fazem os bois com o seu trabalho – assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim – os guerreiros - instituiu-os para que mostrassem a força na medida do necessário e para que defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra.
Bispo Eadmer de Canterbury, século XI.
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com>. Acesso em: 18 set. 2012.
De acordo com o texto,