Para decorar a fachada de um edifício, um arquiteto projetou a colocação de vitrais compostos de quadrados de lado medindo 1 m, conforme a figura a seguir.
Nesta figura, os pontos A, B, C e D são pontos médios dos lados do quadrado e os segmentos AP e QC medem 1/4 da medida do lado do quadrado. Para confeccionar um vitral, são usados dois tipos de materiais: um para a parte sombreada da figura, que custa R$ 30,00 o m2m^2, e outro para a parte mais clara (regiões ABPDA e BCDQB), que custa R$ 50,00 o m2m^2.
De acordo com esses dados, qual é o custo dos materiais usados na fabricação de um vitral?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
O Brasil, além de ser o principal produtor mundial de cana-de-açúcar, liderou as pesquisas que permitiram sequenciar o genoma completo da cana-de-açúcar comercial. Foram mapeados 373.869 genes, o que corresponde a 99,1% do total. Composto por 10 bilhões de pares de bases, distribuídos entre 100 e 130 cromossomos, o genoma da cana-de-açúcar demandou uma grande capacidade computacional para, de um lado, unir os pedaços sequenciados de DNA e, do outro, manter separados os cromossomos homólogos.
Internet: agencia.fapesp.br (com adaptações).
Tendo o texto precedente como motivador, julgue o item
Uma célula diploide contém pares de cromossomos homólogos.
- Matemática
Uma artesã fabricou um tapete bicolor formado por quadrados concêntricos. Ela começou com um quadrado preto de lado a centímetros. Em seguida, costurou tecido branco em volta do preto de forma a ter um quadrado de lado 2a concêntrico ao inicial. Continuou o processo alternando tecido preto e branco conforme a figura abaixo:
Sabendo que ela terminou o tapete na
etapa, qual foi a área, em centímetros quadrados, de tecido preto utilizada?
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força. Cinema era coisa que ele adorava, sempre sonhara em se tornar cineasta; não o conseguira, claro, mas queria que a filha partilhasse sua paixão, com o que se sentiria, de certa forma, indenizado pelo destino. Uma responsabilidade que só fazia aumentar o verdadeiro terror que Berenice sentia quando se aproximava [5] o sábado, dia que habitualmente o pai, homem muito ocupado, escolhia para a sessão cinematográfica semanal. À medida que se aproximava o dia fatídico, ela ia ficando cada vez mais agitada e nervosa;
e quando o pai, chegado o sábado, finalmente lhe dizia, está na hora, vamos, ela frequentemente se punha a chorar e mais de uma vez caíra de joelhos diante dele, suplicando, não, papai, por favor, não faça isso comigo. Mas o pai, que era um homem enérgico e além disso julgava ter o direito de exigir [10] da filha que o acompanhasse (viúvo desde há muito, criara Berenice sozinho e com muito sacrifício), mostrava-se intransigente: não tem nada disso, você vai me acompanhar. E ela o fazia, em meio a intenso sofrimento.
Por fim, aprendeu a se proteger. Ia ao cinema, sim. Mas antes que o filme começasse, corria ao banheiro, colocava cera nos ouvidos. Voltava ao lugar, e mal as luzes se apagavam cerrava firmemente [15] os olhos, mantendo-os assim durante toda a sessão. O pai, encantado com o filme, de nada se apercebia; tudo o que fazia era perguntar a opinião de Berenice, que respondia, numa voz neutra mas firme:
- Gostei. Gostei muito.
Era de outro filme que estava falando, naturalmente. Um filme que o pai nunca veria.
MOACYR SCLIAR In: Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força. (l. 1)
O período acima pode ser reescrito, mantendo-se seu sentido original, da seguinte forma:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise as várias formas de alongamento apresentadas a seguir.
A) Indique as estruturas do corpo que sofrem flexibilidade ao realizar esses movimentos.
B) Explique os benefícios desse procedimento antes das atividades físicas.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(MACKENZIE) Uma semana depois do rompimento de duas barragens na cidade de Mariana, na região central de Minas, foi divulgada uma primeira análise que comprovou alta concentração de metais pesados no rio Doce. Exames solicitados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Baixo Guandu (ES) atestaram a presença de arsênio, chumbo, cromo, zinco, bário e manganês, entre outros, em níveis muito acima do recomendável. Entre os índices elevados estavam os de chumbo, com 1,035 mg/L sendo que o recomendável é de 0,01 mg/L e manganês, com 55 mg/L muito acima do 0,01 mg/L ,adequado para tratamento da água.
Considerando o volume total de 106m³ as quantidades em mols de chumbo e manganês existentes no rejeito, são da ordem de, respectivamente:
Dados: massas molares (g . mol-1) Mn = 55 e Pb = 207