Para decorar a fachada de um edifício, um arquiteto projetou a colocação de vitrais compostos de quadrados de lado medindo 1 m, conforme a figura a seguir.
Nesta figura, os pontos A, B, C e D são pontos médios dos lados do quadrado e os segmentos AP e QC medem 1/4 da medida do lado do quadrado. Para confeccionar um vitral, são usados dois tipos de materiais: um para a parte sombreada da figura, que custa R$ 30,00 o m2m^2, e outro para a parte mais clara (regiões ABPDA e BCDQB), que custa R$ 50,00 o m2m^2.
De acordo com esses dados, qual é o custo dos materiais usados na fabricação de um vitral?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.06 Complemento Nominal
Leia com atenção um de seus poemas a seguir e responda a questão proposta
(...) nenhum gesto de abrir (...).
O termo integrante destacado no fragmento anterior do poema, por completar o substantivo do verso é classificado na Análise Sintática, como
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A ilustração representa as cidades de Campos do Jordão e Santos. Um cientista preencheu um recipiente com água e anotou as temperaturas de ebulição nas duas cidades.
No seu experimento, o cientista pode concluir que a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
BIDO, O SABIDO
Era uma vez um lindo peixinho. Seu nome era Bido – Bido, o Sabido.
Um dia, todos os peixinhos estavam nadando juntos. Os peixinhos gostam de nadar para o mesmo lado ao mesmo tempo, e nadavam para um lado. Depois nadavam para o outro. Mas que fez Bido, o Sabido? Quando eles vinham para cá, Bido ia para lá. Quando iam para lá, Bido vinha para cá. Então todos os peixinhos ficaram atrapalhados!
Depois os peixinhos começaram a nadar juntos, de novo. Para um lado. Para o outro. E veio Bido, o Sabido de novo. Que foi que ele fez? Virou de cabeça para baixo e fez uma careta engraçada. Todos os peixinhos começaram a rir. Bluuu – bluuu – bluuu – soltando bolhas de riso. E todos se atrapalharam de novo!
Um dia, Bido viu peixinhos chorando por causa do Velho Caranguejo. Os peixinhos tinham medo do Velho Caranguejo Mau. Mas Bido, não! Bido nadou por cima do Velho Caranguejo Mau, que estava jantando. Pegou a comida do caranguejo e deu um puxão, mas o Velho Caranguejo Mau não largou a comida. Bido puxou, puxou mais e fez o caranguejo rodar, rodar. O Velho Caranguejo ficou tonto e largou a comida. Estava tão tonto que foi rodando, rodando para longe.
- Viva Bido, o Sabido! – gritaram os peixinhos – o Velho Caranguejo Mau foi embora!
Um dia, Bido viu uma coisa pendurada num anzol. O anzol estava numa linha. Lá fora, um pescador segurava a linha. Oba! Era gostoso o que estava naquele anzol. Bido subiu para ver.
- Bido! – gritaram os peixinhos – não chegue perto do anzol!
Mas Bido era sabido. Conhecia um truque de tirar a isca do anzol. E tirou! Depois pendurou uma bota velha no anzol do pescador. O anzol subiu com o presente e os peixinhos riram. Mas o pescador não riu, não. Foi embora zangado.
(...)
(Fonte: LEONARDOS, Stella. Bido, o sabido. São Paulo, Editora Tecnoprint, 1970. – adaptação)
a) O que Bido fez que deixou os peixinhos atrapalhados enquanto nadavam?
b) Os peixinhos ficaram bravos quando Bido os atrapalhou a nadar de novo? Explique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 12. Conjugação de Verbo
Leia para responder à questão.
Se o pai usasse o verbo no imperativo, a frase correta seria:
- Geografia | 6.2 Energia
O Brasil já produz uma grande parcela de sua eletricidade de fontes renováveis de energia. Dessas, 60% são de energia hidrelétrica, enquanto 20% são de outras fontes, como eólica, biomassa e fotovoltaica. Entretanto, a grande parcela de energia hidrelétrica também traz desafios, que são acentuados pelas mudanças climáticas e períodos de seca. Hoje em dia, regularmente ocorrem gargalos que são compensados com combustíveis fósseis. Isso, por sua vez, está levando a um aumento de emissões de gases de efeito estufa e a uma subida nos preços da energia. O Brasil planeja expandir outras fontes de energia renováveis, tais como a energia solar e a eólica, e ampliar sua eficiência energética. Prevê-se que a participação da energia eólica e solar se multiplicará significativamente.
Internet: www.giz.de (com adaptações).
Considerando os aspectos abordados no texto precedente, julgue o seguinte item.
A construção de hidrelétricas provoca impactos ambientais que causam mudanças climáticas em decorrência da liberação de gases do efeito estufa provocada pela decomposição da vegetação submersa.