Uma espécie é a que se manifesta nas distribuições de honras, de dinheiro ou das outras coisas que são divididas entre aqueles que têm parte na constituição. [...] A outra é a corretiva. A outra forma do justo tem um caráter específico diferente da primeira. [...] Porquanto não faz diferença que um homem bom tenha defraudado um homem mau ou vice-versa, nem se foi um homem bom ou mau que cometeu adultério; a lei considera apenas o caráter distintivo do delito e trata as partes como iguais, se uma comete e a outra sofre injustiça, se uma é autora e a outra é vítima do delito.
ARISTÓTELES. Érica a Nicómaco. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1991.
A segunda forma de justiça mencionada tem a finalidade de assegurar a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Déa Fenelon
Déa Fenelon foi uma grande historiadora. Ao longo da sua vida pesquisou sobre: história e trabalho, memória e patrimônio e a questão do ensino da História
Em 1961, formou-se em História na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1973, obteve o título de doutora em História pela UFMG.
Déa Fenelon escreveu dezenas de artigos e alguns livros.
Faleceu no dia 20 de abril de 2008
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3289
Déa Fenelon foi uma grande historiadora. Assim como ela existem vários outros. O trabalho dos historiadores é fundamental para a sociedade. Escreva sobre o trabalho deles. O que fazem? Como fazem?
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- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O gráfico mostra o crescimento na população do número de baleias desde 1987, ano em que foi promulgada a Lei de Proibição da Caça às Baleias e Golfinhos.
Veja, n. 2292, 24 out. 2012.
Considerando o gráfico linear a partir de 2008, em 2020 a população de baleias será de
- História | 3.4 Ditadura Militar
A reação (ao comício de Jango) não demorou: um grupo de católicas de classe média, e com o expresso apoio da Igreja, promoveu, no dia 19 de março de 1964, uma passeata que reuniu cerca de 500 mil pessoas na Praça da Sé, em São Paulo. Protestavam contra o governo de João Goulart, acusado de promover a baderna, a corrupção e levar o país à instabilidade política. Essa mobilização ficou conhecida como Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Setores militares viam nessa manifestação o apoio de que precisavam para impetrar o golpe. ORIÁ, Ricardo. 31 de março de 1964. Golpe de 1964. In: BITTENCOURT, Circe. Dicionário de datas da História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 74.
A atuação de movimentos como o descrito no texto foi um importante elemento para a posterior instauração do Regime Civil-Militar no Brasil, pois teve como motivação o(a)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Nas fontes a seguir, você fará a leitura de registros sobre os escribas da Mesopotâmia e do antigo Egito. Fonte I A escola e a formação do escriba [A escola suméria] foi criada com a finalidade de formar os escribas para trabalharem nas tarefas econômicas e administrativas [...], sobretudo do templo e do palácio. [...] O tablete que contém o texto, hoje conhecido como Os Tempos da Escola, trata da situação de um aluno, de sua relação com a escola e com o professor. O texto foi redigido por um professor da escola de escribas, por volta do ano 2000 a.C. [...]. O texto começa com uma pergunta do professor ao estudante: “– Estudante, onde tu tens ido desde tua primeira infância?” E o estudante responde: “– Tenho ido à escola.” “– O que tens feito na escola?” “– Decorei o meu tablete, almocei, preparei o meu novo tablete, escrevi-o, terminei-o; depois, apresentaram-me os tabletes de recitação; e, à tarde, trouxeram-me os meus tabletes de exercício. No fim da aula, eu fui para casa, entrei em casa e encontrei o meu pai. Expliquei os meus tabletes de exercício ao meu pai, recitei-lhe o meu tablete, e ele ficou deliciado, pois enchi-o de alegria.” Pozzer, Katia Maria Pain. “Ensino, escrita e burocracia na Suméria”. In: Origens do ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2000. p. 175-177. Vocabulário:
Suméria – os sumérios foram um dos povos da região da Mesopotâmia.
Tablete – tábua de argila. No trecho a seguir, o pai aparece instruindo o filho sobre a importância dos estudos e do escriba para a sociedade e, para convencer o filho a se dedicar a esse trabalho, compara o ofício do escriba com outras profissões. Fonte II Vi muita gente humilhada, (por isso) abre teu coração para os livros! Observei os forçados (à fadiga) dos trabalhos manuais: eis que nada é melhor do que (trabalhar com) livros [...]. [...] É a mais importante das ocupações, não há outra como ela no Egito. Mal cresce, ainda criança, ele já é saudado, enviam-lhe para transmitir mensagens [...]. ARAÚJO, E. Escrito para a eternidade: a literatura no Egito faraônico.
Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2000. p. 219-220. Vocabulário:
Fadiga – cansaço resultante de trabalho intenso.
Enunciado:
Esses dois documentos revelam que na Mesopotâmia e no antigo Egito:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: (Cefet-MG) — Episódio que em princípio deveria ter marcado a memória popular foi a Proclamação da República. Mas não foi o que aconteceu [...]. A participação popular foi menor do que na proclamação da independência. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 17ª edição,
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, p. 80-81. (Adaptado)
Enunciado:
Entre os principais grupos sociais, envolvidos na articulação do referido evento, destacam-se os