Parmênides e Heráclito estabeleceram um campo de batalha que alimentou séculos de guerra filosófica. Muito do mais vigoroso filosofar de Platão foi dedicado à tarefa de reconciliar, ou desarmar, esses dois campeões. Um de seus personagens nos diz que o verdadeiro filósofo deve recusar-se a aceitar seja a doutrina de que toda a realidade é imutável, seja a doutrina de que a realidade está mudando em toda parte. Como uma criança que quer não apenas o bolo, mas comê-lo [o verdadeiro filósofo] teria de afirmar que o Ser, a soma de tudo, é os dois ao mesmo tempo - tudo o que é imutável e tudo que está em mudança.
KENNY, A. Uma nova história da filosofia ocidental. São Paulo: Loyola, 2008, p.243.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
Leia os textos a seguir.
Texto I
O que é o movimento zapatista?
[...]
Defensor de uma reforma agrária radical, o inspirador do movimento zapatista apoiou com um grupo armado a revolução que derrubou o ditador Porfírio Diaz do governo do México, em 1910. Como o novo presidente Francisco Madero jogou o exército do país contra sua guerrilha, [Emiliano] Zapata rompeu com o novo dono do poder e começou uma reforma agrária por conta própria. Liderou uma campanha de guerrilhas contra grandes proprietários, ordenou execuções e distribuiu as terras das fazendas ocupadas. Foi assassinado em 1919, em uma emboscada preparada por inimigos políticos.
O que é o movimento zapatista? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/
historia/o-que-e-o-movimento-zapatista/>. Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Texto II
Zapatismo, vinte anos depois
Em 1° de janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) tomou o controle de parte da pobre província mexicana de Chiapas. Formado em sua maior parte por indígenas, o EZLN ocupou cidades, libertou presos e desafiou o poder do Estado na região. Depois de longas disputas com o governo do México, o grupo abaixou as armas e adotou estratégias de resistência civil. Hoje, controla parte de Chiapas.
Quase vinte anos depois do levante, a influência do movimento zapatista ainda pode ser sentida. Naquele momento, o EZLN teve sua maior influência dentro da esquerda política, quando movimentos ao redor do mundo, organizados na Ação Global dos Povos, questionavam as políticas neoliberais em evidência na época.
[...]
Zapatismo, vinte anos depois. Disponível em: <www.cartacapital.com.br/sociedade/zapatismo-vinte-anos-depois-6195.html>.
Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Os ideais de Emiliano Zapata perduram até os dias de hoje. Com base nas informações dos textos e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que esses ideais representam
- Geografia | A. Globalização
TEXTO I
As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.
CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.
TEXTO II
As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende e - Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão
Nick levantou-se. Estava inteiro. Olhou no trilho as luzes do vagão de serviço desaparecendo na curva. Havia água dos dois lados dos trilhos, e depois o brejo com os seus lariços.
Apalpou o joelho. A calça estava rasgada, e a pele, ralada. Tinha as mãos arranhadas e areia e cinza nas unhas. Desceu o barranco dos trilhos, chegou à cacimba e lavou as mãos. Lavou-as bem na água fria, limpando toda a sujeira das unhas. Agachou-se e lavou o joelho.
Aquele filho da mãe do guarda-freios. Ainda vou pegá-lo. Ainda vou encontrá-lo um dia. Fazer aquilo comigo.
– Vem cá, menino – disse o guarda-freios. – Tenho uma coisa pra você.
Nick caíra na conversa. Que coisa mais infantil. Ninguém mais o enganaria daquele jeito.
– Vem cá, menino, tenho uma coisa pra você. – Depois, vupt, e ele caiu de quatro ao lado do trilho.
Nick esfregou o olho. Um grande calombo se formava. Ficaria com um olho preto. Já doía. O guarda-freios filho da mãe
Apalpou com os dedos o calombo acima do olho. Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara. Saiu barato. Queria ver o olho, mas não podia olhando na água. Era noite, e ele estava longe de qualquer lugar. Limpou as mãos na calça e levantou-se; subiu o barranco para os trilhos.
Foi andando pela via. Era bem lastreada, fácil de caminhar nela, areia e cascalho socados entre os dormentes. A via parecendo passarela atravessava o pântano. Nick foi andando. Precisava chegar a algum lugar.
[...]
HEMINGWAY, Ernest. “O lutador”. 7 ed. Contos, v.1. Trad. José J. Veiga. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, p. 49-50.
“Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara.” A oração grifada tem a função de
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Texto base: Observe a tabela. Fonte: CONAB, (2008).Disponível em: <http://monografias.brasilescola.com/agricultura-pecuaria/as-inovacoes-tecnologicas-no-campo.htm> Acesso em: 12 abr. 2015.
Enunciado:
- a) Identifique, na tabela, a região do Brasil com a maior produção de açúcar no século XXI.
b) Estabeleça uma comparação entre a área de produção açucareira do século XXI e a área de produção açucareira do século XVI.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.
Uma fonte sonora isotrópica emite ondas numa dada potência. Dois detectores fazem a medida da intensidade do som em decibels. O detector A que está a uma distância de 2,0 m da fonte mede 10,0 dB e o detector B mede 5,0 dB, conforme indica a figura acima.
A distância, em metros, entre os detectores A e B, aproximadamente, vale