A vastidão e a diversidade de terrenos geológicos conferem ao Brasil um dos maiores potenciais mineiros do mundo. Cerca de 42% do território nacional são formados por terrenos antigos, via de regra ricos em depósitos minerais de grande significado econômico. Não é sem razão, portanto, que o Brasil é um dos principais produtores mundiais de minérios.
Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2017.
Considerando a idade das estruturas geológicas do território brasileiro mencionadas no texto anterior, os minerais metálicos são encontrados principalmente em
Questões relacionadas
- Matemática | 14.5 Cone
(PUC-RS) Um cone está inscrito em um paralelepípedo, como na figura. A altura do paralelepípedo é o dobro do lado da base quadrada, de área 400 cm². Então, a razão entre o volume do cone e o do paralelepípedo é
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uesb) Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Admitir que a anemia falciforme é uma doença associada a negros não tem fundamentação científica, considerando-se que
( ) mutações são eventos aleatórios com frequência variada, sendo a sua permanência nas populações dependente do valor adaptativo.
( ) indivíduos portadores do traço falcêmico têm vantagem adaptativa em zonas malarígenas — fator que condicionou a alta frequência do gene mutado na África.
( ) a apropriação de conhecimentos da genética de populações modificou a visão da representação social da anemia falciforme, reconhecendo-a como uma doença geográfica.
( ) o fluxo gênico, associado à composição étnica do povo brasileiro, manteve constante no Brasil a frequência de falcemia observada na população de origem.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UERN) Alguns frutos são partenocárpicos: se desenvolvem sem que ocorra a fecundação.
(Pezzi, Antônio; Gowdak, Demétrio Ossowski; Mattos, Neide Simões de. Biologia. Vol. 2. São Paulo: FTD, 2010.)
A partir da afirmativa anterior, pode-se inferir que os frutos desenvolvidos sem que ocorra a fecundação também NÃO apresentam a formação de uma estrutura denominada
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNICENTRO) A disponibilização de informações adequadas e compreensíveis nas embalagens dos alimentos sobre o conteúdo nutricional, que não levem o consumidor a erro, pode contribuir para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças relacionadas à alimentação e à nutrição, conforme descreve a Estratégia Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, aprovada na 57a Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 22 de maio de 2004. Cento e quatro países membros da OMS, inclusive o Brasil, foram signatários dessa estratégia. Alguns desses países possuem legislações que preveem a rotulagem nutricional obrigatória, bem como normatizam outros aspectos acerca da comercialização dos alimentos.
(COUTINHO & RECINE, 2007)
A apresentação clara de dados nas embalagens de alimento pode ser favorável às pessoas que apresentam restrição à ingestão de algum componente alimentar, a exemplo daqueles que possuem doença celíaca.
A partir das informações do texto e dos conhecimentos da doença celíaca, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. Representa uma intolerância alimentar crônica e permanente à lactose.
II. Os portadores desta doença não podem ingerir alimentos, como pães, bolos, bolachas e macarrão.
III. É uma doença de caráter genético e tende a se manifestar ainda no primeiro ano de vida, quando é feita a introdução de farináceos na dieta da criança.
IV. Quando o portador da doença celíaca consome o alimento ao qual apresenta intolerância, provoca no organismo uma reação do tipo antígeno-anticorpo, que ocasiona danos na mucosa do intestino delgado.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
As doenças que podem ser sexualmente transmitidas ainda são responsáveis por um alto índice de contaminação entre adolescentes e jovens adultos no país. Consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, a maioria dessas doenças é causada por bactérias, protozoários, fungos e vírus. São doenças que podem ser sexualmente transmitidas, são virais e ainda não possuem cura comprovada cientificamente: