Ambientes tectônicos conservativos, ou margem conservativa, são aqueles onde não há a formação nem o consumo da litosfera. Nesses ambientes, pode ocorrer a formação de um sistema de falhas, sendo o movimento das placas tectônicas paralelo à direção da falha principal.
GENARO, D.; GODOY, D.; HACKSPACHER, P. Tectônica X Sedimentação. In: HACKSPACHER, P. (Org.). Dinâmica do relevo: quantificação de processos formadores. São Paulo: Editora UNESP, 2011 (Adaptação).
As zonas conservativas da litosfera estão associadas ao tipo de limite entre placas tectônicas em que ocorre o(a)
Questões relacionadas
- Física | 7.2 Quântica
A Figura 1 abaixo representa um arranjo experimental para a obtenção do espectro de emissão da luz emitida por uma lâmpada de gás de hidrogênio.
Ao passar pelo prisma, a luz divide-se em quatro feixes de cores distintas: violeta, anil, azul e vermelho. Projetando-se esses feixes em um anteparo, eles ficam espalhados, como ilustrado na Figura 1.
Considere agora a Figura 2, que ilustra esquematicamente alguns níveis de energia do átomo de hidrogênio, onde as setas I, II, III e IV mostram transições possíveis para esse átomo.
Relacionando as informações contidas na Figura 2 com as cores da luz emitida pela lâmpada de gás de hidrogênio mostrada na Figura 1, é correto afirmar que a cor anil corresponde à transição
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e início dos 60 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).
A reportagem e a fotografia apresentam os móveis elaborados pelo artista Sérgio Rodrigues, com um estilo que norteou o pensamento de uma geração, desafiando a arte a
- Literatura | 4.2 Realismo
Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e, conseguintemente, que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Não sei por que até hoje todo o mundo diz que tinha pena dos escravos. Eu não penso assim. Acho que se fosse obrigada a trabalhar o dia inteiro não seria infeliz. Ser obrigada a ficar à toa é que seria castigo para mim. Mamãe às vezes diz que ela até deseja que eu fique preguiçosa; a minha esperteza é que a amofina. Eu então respondo: “Se eu fosse preguiçosa não sei o que seria da senhora, meu pai e meus irmãos, sem uma empregada em casa”.
Helena Morley, Minha vida de menina.
(FUVEST 2018 1ª FASE) São características dos narradores Brás Cubas e Helena, respectivamente,
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
Um pesquisador observou um pássaro alimentando-se dos frutos de uma espécie de arbusto e perguntou-se qual seria o efeito na germinação das sementes do fruto após passarem pelo trato digestório do pássaro. Para responder à pergunta, o pesquisador pensou em desenvolver um experimento de germinação com sementes de diferentes origens. Para realizar esse experimento, as sementes devem ser coletadas.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma instituição financeira realizou uma pesquisa a fim de analisar alguns dados sobre concessão de empréstimos por cheque especial. Dos participantes da pesquisa, 40% estão empregados, e o percentual de pessoas que utilizaram cheque especial no último ano foi de 10% entre os que têm emprego e de 20% entre os que estão desempregados.
Do total de participantes da pesquisa, as pessoas que utilizaram cheque especial no último ano representam