Uso de energia solar avança no Brasil e atrai empresas
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que, de junho de 2013 para cá, o número de conexões de microgeração de energia subiu de 23 para 30900. Aproximadamente dois terços das ligações foram feitas por consumidores residenciais. Eles veem nos painéis solares de uma saída para ficarem menos vulneráveis ao encarecimento da energia elétrica no Brasil.
Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019. (adaptado)
Até a data em que foi publicada a matéria, a quantidade de ligações feitas por consumidores não residenciais é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
O conceito de desenvolvimento sustentável evoluiu ao longo do tempo e incorporou, para além do capital natural, também aspectos de desenvolvimento humano. Desta forma é possível distinguir três dimensões do Desenvolvimento Sustentável (AYUSO e FULLANA, 2002): − Sustentabilidade ambiental: deve garantir que o desenvolvimento seja compatível com a manutenção dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos recursos naturais; − Sustentabilidade econômica: deve garantir que o desenvolvimento seja economicamente eficiente, beneficie todos os agentes de uma região afetada e os recursos sejam geridos de maneira que se conservem para as gerações futuras; − Sustentabilidade social e cultural: deve garantir que o desenvolvimento sustentável aumente o controle dos indivíduos sobre suas vidas, seja compatível com a cultura e os valores das pessoas, e mantenha e reforce a identidade das comunidades. Atualmente, também se associa o Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade à responsabilidade social. Responsabilidade social é a forma ética e responsável pela qual a Empresa desenvolve todas as suas ações, políticas, práticas e atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à Organização e com todos os agentes interessados no processo. Assim, as definições de Educação Ambiental são abrangentes e refletem a história do pensamento e visões sobre educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. É importante que a inserção da perspectiva da sustentabilidade na cultura empresarial, por meio das ações e projetos de Educação Ambiental, esteja alinhada a esses conceitos.
Guia de Educação Ambiental. Programa de Educação Ambiental − PEA Sabesp. Disponível em: http://site.sabesp.com.br. Acesso em: 10 mar. 2022.
Um texto expositivo pode permitir ao leitor entrever, além das informações apresentadas, o posicionamento do autor. Nesse texto, para o autor,
- Física | 3.6 Termodinâmica
Em quase todas as cozinhas existe um refrigerador. De 30 em 30 minutos você escuta o motor ligando e é o que mantém os produtos resfriados. Sem o refrigerador, teríamos que jogar fora todas as sobras de comida ao invés de guardar para uma outra refeição. O mecanismo geral do funcionamento de um refrigerador consiste em:
1. O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;
2. À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida e flui pela válvula de expansão;
3. Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora;
4. As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.
De forma simplificada o funcionamento de um refrigerador é representado por:
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Texto base: Analise a imagem e leia o texto a seguir sobre os biomas brasileiros. Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria. No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros>. Acesso em: 05 abr. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
A partir da leitura do texto e da imagem, explique qual é a relação entre o clima e os biomas?
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Are Twitter and Facebook affecting how we think?
Is constant use of electronic gadgets reshaping our brains and making our thinking shallower?
By Neil Tweedie
How many times do you click on your email icon in a day? Or look at Facebook, or Twitter? And how many times when reading on the internet do you click on a link navigating away from the text that was the original object of your enquiry? The web, it seems, is like an electronic sweet shop, forever tempting us in different directions. But does this mental promiscuity, this tendency to flit around online, make us, well, thicker?
Nicholas Carr, the American science writer, has mined this theme for his new book, The Shallows, in which he argues that new media are not just changing our habits but our brains. It turns out that the mature human brain is not an immutable seat of personality and intellect but a changeable thing, subject to "neuroplasticity". When our activities alter, so does the architecture of our brain. "I'm not thinking the way I used to think," writes Carr. "I feel it most strongly when I'm reading."
Disponível em: www.telegraph.co.uk. Acesso em: 27 fev.2012
Neil Tweedie levanta vários questionamentos sobre a utilização de diferentes recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia. A partir desses questionamentos e dos argumentos do escritor norte-americano Nicholas Carr, o texto sugere que:
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(UDESC) Joana leciona quatro disciplinas em uma instituição de ensino: C1, C2, A1 e A2,sendo que um aluno só pode cursar C2 se já tiver sido aprovado em C1 e só pode cursar A2 se já tiver sido aprovado em A1 Sabe-se que em cada uma das disciplinas há exatamente 40 matriculados. 20% dos matriculados em A1 cursam apenas A1,30% dos matriculados em C1 cursam apenas C1 e 40% dos matriculados em A2 cursam apenas A2 o número de matriculados em A1 e C1 é igual ao dobro do número de matriculados somente em C2 o número de matriculados somente em C2 é igual a um terço da soma do número de matriculados somente nas disciplinas A1, A2 e C1.
Analise as proposições em relação às informações, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A professora tem 104 alunos distintos.
( ) 40 alunos estão matriculados em exatamente duas disciplinas lecionadas pela professora Joana.
( ) 48 dos alunos estão matriculados somente em uma disciplina com a professora Joana. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.