https://medium.com/@gfpimentel3/o-que-restou-do-movimento-hippie. Acesso 12.09.22. VOT22
Na década de 60, jovens iniciaram, em diferentes países, uma série de movimentos de contestação que colocavam em questão valores até então tidos como sólidos. As manifestações daqueles tempos demonstravam que os jovens
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Para o autor do livro “A História da Escravidão” , qual é o conceito de escravidão?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Pedalear por La Noche Estrellada de van Gogh
[1] Pasear en bicicleta por La Noche Estrellada de van
Gogh ya es posible. Fue inaugurado el primer carril
fluorescente para bici del mundo. La ruta del homenaje marca
[4] el inicio de van Gogh 2015, un año cargado de eventos
culturales en Holanda, Bélgica y Francia para conmemorar el
125 aniversario del fallecimiento del pintor. Esta vía está
[7] inspirada en el cuadro de van Gogh, combinando innovación y
diseño con la herencia cultural. El camino es resultado de la
colaboración entre la constructora Heijmans y el diseñador
[10] Daan Roosegaarde, y forma parte de la ruta ciclista de la
provincia de Brabante, Holanda, donde el pintor vivió entre
1883 y 1885.
[13] Con la oscuridad de la noche, los visitantes pueden
disfrutar de un diseño inspirado en La Noche Estrellada, una
de las obras más famosas del pintor posimpresionista. Los
[16] inventores del homenaje han desarrollado una tecnología
que permite iluminar el carril con miles de piedras
resplandecientes. Para lograr ese centelleo, los creadores han
[19] combinado un material que brilla en la oscuridad con luces
LED (diodo emisor de luz) que funcionan por energía solar, de
forma que el camino se carga de día y se ilumina de noche. Así
[22] se crea una interacción entre luz y poesía, un ejemplo auténtico
de tecnopoesía. “Quería crear un lugar donde las personas
experimentaran de una forma especial, combinando la técnica
[25] con la experiencia, eso es lo que significa la tecnopoesía para
mí”, afirma Roosegaarde en el comunicado de prensa.
Internet: (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto arriba.
El adjetivo “resplandecientes” (l.18) puede ser substituido por relucientes, sin que se produzcan alteraciones en el sentido del texto.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Color the smile face green if the sentence tells how we can help Earth. Color the sad face red if the sentence tells a problem Earth has.
- Física
Sabe-se que um líquido possui calor específico igual a 0,58 cal/gºC Com o intuito de descobrir o valor de seu calor latente de vaporização, foi realizado um experimento onde o líquido foi aquecido por meio de uma fonte de potência uniforme, até sua total vaporização, obtendo-se o gráfico abaixo. O valor obtido para o calor latente de vaporização do líquido, em cal/g está mais próximo de:
- Língua Portuguesa
Quarto de Despejo
“O grito da favela que tocou a consciência do mundo inteiro”
2 de MAIO de 1958. Eu não sou indolente. Há tempos que eu pretendia fazer o meu diario. Mas eu pensava que não tinha valor e achei que era perder tempo.
...Eu fiz uma reforma para mim. Quero tratar as pessoas que eu conheço com mais atenção. Quero enviar sorriso amavel as crianças e aos operarios.
...Recebi intimação para comparecer as 8 horas da noite na Delegacia do 12. Passei o dia catando papel. A noite os meus pés doiam tanto que eu não podia andar.
Começou chover. Eu ia na Delegacia, ia levar o José Carlos. A intimação era para ele. O José Carlos tem 9 anos.
3 de MAIO. ...Fui na feira da Rua Carlos de Campos, catar qualquer coisa. Ganhei bastante verdura. Mas ficou sem efeito, porque eu não tenho gordura. Os meninos estão nervosos por não ter o que comer.
6 de MAIO. De manhã não fui buscar agua. Mandei o João carregar. Eu estava contente. Recebi outra intimação. Eu estava inspirada e os versos eram bonitos e eu esqueci de ir na Delegacia. Era 11 horas quando eu recordei do convite do ilustre tenente da 12ª Delegacia.
...o que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la.
Estão construindo um circo aqui na Rua Araguaia, Circo Theatro Nilo.
9 de MAIO. Eu cato papel, mas não gosto. Então eu penso: Faz de conta que estou sonhando.
10 de MAIO. Fui na Delegacia e falei com o Tenente. Que homem amavel! Se eu soubesse que ele era tão amavel, eu teria ido na Delegacia na primeira intimação.
(...) O Tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidades de delinquir do que tornar-se util a patria e ao país. Pensei: se ele sabe disso, porque não faz um relatorio e envia para os politicos? O Senhor Janio Quadros, o Kubstchek, e o Dr Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades.(...) O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. Quem passa fome aprende a pensar no proximo e nas crianças.
11 de MAIO. Dia das mães. O céu está azul e branco. Parece que até a natureza quer homenagear as mães que atualmente se sentem infeliz por não realizar os desejos de seus filhos. (...) O sol vai galgando. Hoje não vai chover. Hoje é o nosso dia. (...) A D. Teresinha veio visitar-me. Ela deu-me 15 cruzeiros. Disse-me que era para a Vera ir no circo. Mas eu vou deixar o dinheiro para comprar pão amanhã, porque eu só tenho 4 cruzeiros.(...) Ontem eu ganhei metade da cabeça de um porco no frigorifico. Comemos a carne e guardei os ossos para ferver. E com o caldo fiz as batatas. Os meus filhos estão sempre com fome. Quando eles passam muita fome eles não são exigentes no paladar. (...) Surgiu a noite. As estrelas estão ocultas. O barraco está cheio de pernilongos. Eu vou acender uma folha de jornal e passar pelas paredes. É assim que os favelados matam mosquitos.
13 de MAIO. Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos. Nas prisões os negros eram os bodes expiatorios. Mas os brancos agora são mais cultos. E não nos trata com desprezo.
Que Deus ilumine os brancos para que os pretos sejam feliz. (...) Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva para mim ir lá no Senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair. (...) Eu tenho dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada: Viva a mamãe!. A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o habito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Mandei-lhe um bilhete assim:
“Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouquinho de gordura, para eu fazer sopa para os meninos. Hoje choveu e não pude catar papel. Agradeço. Carolina”
(...) Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou a pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.
E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!(DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo.)
Assinale a alternativa abaixo em que os períodos NÃO apresentam relação de causa e consequência entre si.