Uma característica fundamental da história dos Estados Unidos foi a extraordinária capacidade da chamada nação de imigrantes para absorver, como uma esponja gigantesca, dezenas de milhões de pessoas de todas as classes, culturas e países. Essa virtude sórdida do processo de formação nacional. Com efeito, grande parte da história norte-americana pode ser vista como um movimento dialético dos processos de inclusão e exclusão e, em casos extremos, de expulsões e deportações forçadas.
Disponível em:
A problemática estadunidense apresentada no texto, relacionada à atração populacional estrangeira, tem suas raízes no(a)
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
O corpo de uma planta apresenta basicamente três partes: a raiz, as folhas e o caule. Em relação à morfofisiologia vegetal, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 12.1 Triângulos
O guindaste da figura possui dois braços, um móvel e um fixo. O braço móvel OB pode se movimentar pela ação de um macaco hidráulico posicionado próximo de O, aproximando-o ou afastando-o do braço fixo OA, que mede 13 m.
Em determinado momento, o macaco hidráulico faz um ângulo de 60° com os dois braços. Nessa posição, a medida do cabo de aço AB é 43 m.
Sabendo que = 83, a medida, em metro, do braço maior OB é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Texto base: A questão refere-se ao poema Som da linguagem, do poeta português Gastão Cruz (Gastão Santana Franco da Cruz, nascido em 1941 na cidade de Faro, em Portugal). Leia-o e observe-o com atenção. Som da Linguagem Por vezes reaprendo
o som inesquecível da linguagem
Há muito desligadas
formam frases instáveis as palavras
aos excessos do céu cede o silêncio
as constelações caem vitimadas
pelo eco da fala.
Gastão Cruz, in "Campânula". Fonte: http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200810130106 – 27/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
A metáfora ‘excessos do céu’, utilizada no sexto verso, de acordo com o silêncio cedido pelas palavras, permitindo o eco da fala, refere-se
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Texto para a questão. 81% dos brasileiros são favoráveis ao aborto em casos específicos, diz pesquisa A maioria dos brasileiros é contrária ao aborto, mas a favor do procedimento em casos específicos, de acordo com a pesquisa "Percepções sobre o aborto no Brasil", do Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia. Para 81% dos brasileiros, as mulheres devem ter permissão para interromper a gravidez em pelo menos um dos seguintes casos: gravidez não planejada; se a família não tiver condições de criar; meninas com até 14 anos; feto diagnosticado com alguma doença grave ou incurável, como quando a mulher tem zika; quando houver risco de vida da mãe na gestação ou no parto; e quando a gravidez é resultado de estupro. O apoio varia de 59% ao aborto no caso de estupro até de 11% no caso de gravidez não planejada. Quando questionados de maneira geral, contudo, apenas 26% são favoráveis à interrupção da gravidez, o equivalente a 41,6 milhões. São contra o procedimento 62%. Não são contra nem a favor 10%, e 2% não souberam ou não responderam. Quanto maior a escolaridade, maior o percentual de favoráveis a que as mulheres possam decidir entre interromper a gravidez ou não, segundo a pesquisa. Entre os que têm até o Ensino Fundamental completo, o percentual é de 22%. O número chega a 35% para aqueles com Ensino Superior completo. De acordo com a sondagem, 72 milhões, o equivalente a 45%, conhecem uma mulher que fez aborto. Para 26% era alguém próximo, 16% afirmaram ser uma mulher nem tão próxima, 55% não conheciam e 1% não soube ou não respondeu. O percentual fica em 52% quando o recorte é só de mulheres e em 34% quando é só de homens. Disponível em: <www.huffpostbrasil.com/2017/12/04/81-dos-brasileiros-sao-favoraveis-ao-aborto-em-casos-
especificos-diz-pesquisa_a_23296291/>. Acesso em: 23 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
No trecho “ Quanto maior a escolaridade, maior o percentual de favoráveis”, a relação entre as orações estabelecida pela conjunção destacada é de:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi a ampulheta, também conhecida como relógio de areia. Suponha que uma cozinheira tenha de marcar 11 minutos, que é o tempo exato para assar os biscoitos que ela colocou no forno. Dispondo de duas ampulhetas, uma de 8 minutos e outra de 5, ela elaborou 6 etapas, mas fez o esquema, representado a seguir, somente até a 4ª etapa, pois é só depois dessa etapa que ela começa a contar os 11 minutos.
A opção que completa o esquema é