Um designer de jogos virtuais está simulando alguns deslocamentos associados com uma pirâmide quadrangular regular, em que o lado do quadrado da base mede 40 cm e a altura mede 30 cm.
Ele simula a trajetória de um lagarto pelas faces da pirâmide. Inicialmente o lagarto desloca-se de A até E e, posteriormente, de E até F em que F é o ponto médio de CD. Cada um desses dois trechos da trajetória ocorre em linha reta.
A distância percorrida pelo lagarto de A até E e de E até F são, respectivamente, iguais a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto abajo con atención.
Seguramente ya sabes que en casi todos los países de América Latina se habla español. Lo que no es tan conocido es el hecho de que en estos países, desde México hasta Argentina, se hablan muchísimas otras lenguas, que ya se hablaban antes de la llegada de los españoles y los portugueses. Algunas lenguas desaparecieron, otras todavía se hablan.
La población de toda América Latina es muy variada: hay blancos, negros, mestizos e indígenas. En muchos países, los indígenas son más de la mitad de la población, por ejemplo en Guatemala y en Bolivia. Por eso, en todos los países latinoamericanos se habla más de una lengua. En Colombia se hablan unas 70 lenguas, en Perú unas 60, en México unas 50, en Bolivia unas 30, en Guatemala unas 20, en Chile unas 10…
Las lenguas más habladas actualmente en América Latina son el nahuátl o azteca, el quiché (una legua maya), el quechua, el aimara, el guaraní y el mapuche.
Disponible en <https://www.hueber.de/media/36/mirada-lk-L14.pdf>. Acceso el 09/01/2019.
Según el texto ¿en qué países los indígenas son más de la mitad de la población?
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.
PARMÊNIDES. Da Natureza.São Paulo: Loyola, 2009.
Nesse fragmento, Parmênides defende que
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UPE) Um pesquisador levantou fotos antigas e atuais, entrevistou moradores, analisou imagens de satélites e visitou diversas áreas da Floresta Amazônica, procurando conhecer os diferentes estágios de sucessão em áreas degradadas e preservadas. Organizou as informações e propôs 3 etapas.
1ª etapa: Ilustração da degradação progressiva
2ª etapa: Atividade degradadora
I. Retirada de madeira e queimada
II. Corte Raso
III. Recorrência de queimada
IV. Extração seletiva de Madeira
3ª etapa: Características ecológicas da sucessão
A. Área em processo inicial de sucessão, com poucas espécies e espaço para ser colonizado por espécies pioneiras arbustivas ou rasteiras.
B. Permanência apenas das espécies do sub-bosque, com solo exposto para colonização por espécies pioneiras arbustivas ou rasteiras.
C. Área com redução de espécies da comunidade clímax, estimulando a sucessão secundária a partir de árvores jovens que compõem o sub-bosque.
D. Estágio, no qual permanecem algumas poucas espécies da comunidade clímax, predominando espécies do sub-bosque.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA entre Ilustração, Atividade Degradadora e Características ecológicas da sucessão:
- Geografia | 8. Regionalização
ALMEIDA, L.; RIGOLIN, T. Fronteiras da Globalização. O espaço brasileiro: natureza e trabalho 3. São Paulo: Ática, 2014, p. 138-9.
Nessa proposta de regionalização do Brasil, utiliza-se como principal critério definidor:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Para nossos olhos, o mundo é organizado em esplendor aparentemente infinito de cores, do amarelo intenso do girassol ao cinza-escuro de uma nuvem de chuva, do azul-claro do céu de inverno ao verde sedutor de uma esmeralda. Por isso, a maioria das pessoas se impressiona com qualquer cor capaz de ser reproduzida pela mistura de apenas três comprimentos de ondas luminosas. Essa propriedade da visão humana, chamada tricromacia, surge porque a retina — camada do olho formada por células nervosas que captam a luz e transmitem a informação visual para o cérebro — usa somente três tipos de pigmentos para a visão em cores. (JACOBS; NATHANS, 2009, p. 52).
Quando se olha na direção de algum objeto, a luz refletida atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio da pupila. Após a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Inspirado no funcionamento do olho humano o homem criou a câmera fotográfica.
Assim, considere uma câmera fotográfica que produz sobre o filme uma imagem cinco vezes menor do que o objeto real situado a 60,0 cm da lente. Nessas condições, é correto afirmar: