[...] a Europa começa a se constituir com a Idade Média. A civilização da Antiguidade romana só compreendia uma parte da Europa: os territórios do Sul, situados na sua maioria em torno do Mediterrâneo.
Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.)
A constituição da Europa na Idade Média derivou, entre outros fatores, da
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Existem vários instrumentos utilizados pelos meteorologistas. Complete os itens com os nomes de cada um..
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
A coroação e a sagração de Luís XIV ocorreram em 1654 na Catedral de Reims. A cerimônia de coroação incluiu um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos. A seguir veio o momento da sagração, em que o rei recebeu do bispo o santo óleo. Leia um trecho referente a esse momento.
Mais tarde, em suas memórias, Luís afirmou (tal como os teóricos da monarquia absoluta) que sua sagração não o fizera rei, simplesmente o declarara rei. Acrescentou, no entanto, que o ritual tornara sua realeza “[...] mais inviolável e mais santa”. Essa santidade pode ser ilustrada pelo fato de, dois dias depois, o jovem rei ter desempenhado pela primeira vez o ritual do toque real. Segundo uma crença tradicional, os reis da França, como os da Inglaterra, tinham o poder miraculoso de curar a escrófula, uma doença de pele, tocando os atingidos e dizendo “o rei te toca, Deus te cura” [...]. Nessa ocasião, Luís tocou três mil pessoas. Ao longo de seu reinado, tocaria muito mais.
BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 54-55.
O fragmento revela que:
- Língua Portuguesa
Assinale a alternativa correta quanto à classificação sintática das orações grifadas abaixo, respectivamente.
— Acredita-se que a banana faz bem à saúde.
— Ofereceram a viagem a quem venceu o concurso.
— Impediram o fiscal de que recebesse a propina combinada.
— Os patrocinadores tinham a convicção de que os lucros seriam compensadores.
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UECE) Em uma aula de zoologia, o professor perguntou qual seria a correspondência possível entre os órgãos de animais superiores e as organelas nos protistas. A resposta correta foi:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado. Acesso em: 08 out. 2012.
Releia a frase a seguir.
“Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados...”
O sujeito dessa frase, o guará, pode ser substituído por um pronome pessoal. Cite esse pronome.