Um alpinista iniciou seu trajeto da base da montanha até seu topo, em linha reta. Chegando na metade do percurso, verificou seus equipamentos de navegação, que lhe indicaram que era melhor continuar a escalada por outro caminho. Então, deslocando-se horizontalmente, ele deu meia volta na montanha para terminar a escalada. A figura a seguir representa o trajeto realizado pelo alpinista.
Assim, a projeção ortogonal do trajeto realizado pelo alpinista, na base da montanha, pode ser melhor representada por:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
A realidade religiosa de hoje em dia na América Latina demonstra à evidência e o caráter superficial da cristianização autoritária conduzida outrora pelo poder colonial. No Brasil, especialmente, cultos clandestinos subsistiram – e agora afloram novamente – entre os índios e, sobretudo entre os negros trazidos da África. Os escritores e os viajantes dos séculos XVI-XVIII não puderam deixar de assinalá-los. Ao lê-los, percebe-se que o dia pertencia aos brancos e a noite, aos escravos. Posto o sol, os caminhos do Brasil se fechavam aos brancos que se trancafiavam em suas vastas moradas por temor dos escravos.
DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989 (adaptado). VOT2021.
A catequese, indissociável do projeto colonizador português, jamais conseguiu subverter totalmente o diversificado conjunto de crenças e costumes dos indígenas e dos negros. Esse comportamento de índios e negros demonstra
- Química
Atenção para a seguinte estrutura
Sobre a molécula acima, assinale a alternativa CORRETA.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa las frases con la información adecuada.
A) En la panadería el ___________________________fabrica _________________________.
B) En la carnicería el ___________________________ vende __________________________.
C) En la verdulería el ___________________________ vende __________________________.
D) En la peluquería el ___________________________ peina el ________________________.
E) En el restaurante el ___________________________ prepara la ______________________.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
Recentemente, uma nova espécie de caramujo aquático foi descrita para a América do Norte. Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam se tratar de duas populações de uma espécie bem conhecida, quando observaram que os indivíduos da população ‘A’ apresentavam características morfológicas diferentes daquelas observadas nos indivíduos da população ‘B’. Para confirmar que a população ‘A’ representava uma nova espécie, os pesquisadores analisaram e compararam o DNA dos indivíduos provenientes das duas populações e provaram, através de experimentos de laboratório, que esses indivíduos não são capazes de se acasalar. As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.
I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.
Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO)
Grupo escolar
Sonhei com um general de ombros largos
que fedia
e que no sonho me apontava a poesia
enquanto um pássaro pensava suas penas
e já sem resistência resistia.
O general acordou e eu que sonhava
face a face deslizei à dura via
vi seus olhos que tremiam, ombros largos,
vi seu queixo modelado a esquadria
vi que o tempo galopando evaporava
(deu para ver qual a sua dinastia)
mas em tempo fixei no firmamento
esta imagem que rebenta em ponta fria:
poesia, esta química perversa,
este arco que desvela e me repõe
nestes tempos de alquimia.
BRITO, A. C. In: HOLLANDA, H. B. (Org.). 26 Poetas Hoje: antologia.Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.
O poema de Antônio Carlos Brito está historicamente inserido no período da ditadura militar no Brasil. A forma encontrada pelo eu lírico para expressar poeticamente esse momento demonstra que