Lendo atentamente os Autos da devassa da Inconfidência Mineira, o que encontramos? Os envolvidos são “filhos de Minas”, “naturais de Minas”. A terra era o “País de Minas”, percebido como “continente” ou como capitania.
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unit) A vitamina D3 é uma vitamina solúvel em gordura que pode ser armazenada nas células adiposas para uso futuro, e sua deficiência pode causar efeitos adversos sobre a saúde. A melhor fonte da vitamina D é o colecalciferol (vitamina D3), produzido pelo organismo humano, quando este está exposto diretamente aos raios UVB do sol. Há também o ergocalciferol, conhecido como vitamina D2. (A VITAMINA D3 é uma..., 2017).
Assim, um geriatra recomendou ao seu paciente que ficasse exposto aos raios UVB do sol, pois iria reduzir
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- História | 2.2 Período Regencial
(PUC-CAMPINAS) Para responder à(s) quest(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
O universo ficcional de Machado de Assis é povoado pelos tipos sociais que se mesclavam na sociedade fluminense do século XIX: proprietários, rentistas, comerciantes, homens pobres mas livres e escravos. Cruzam seus interesses e medem-se em seus poderes ou em sua falta de poder. É essa a configuração das personagens das obras-primas Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. A tragédia do negro escravizado está exposta em contos violentos, e o capricho dos senhores proprietários dá o tom a narradores como Brás Cubas e Bento Santiago, o Bentinho, que contam suas histórias de modo a apresentar com ar de naturalidade a prática das violências pessoais ou sociais mais profundas.
(TÁVOLA, Bernardim da, inédito)
Violências sociais abundaram no período regencial, momento em que eclodiram rebeliões populares que foram duramente reprimidas, caso da
- Biologia | 09. Botânica
(Upf ) A alternativa que apresenta características comuns a gimnospermas (Pynophyta) e a angiospermas (Magnoliophyta) é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A prefeitura de uma cidade deseja construir uma rodovia. Para isso, contratou três empresas, A, B e C, e deixou cada uma delas responsável por um trecho da rodovia. Essas empresas têm igual capacidade de produção, ou seja, o mesmo número de operários, trabalhando no mesmo período, é capaz de produzir trechos rodoviários de mesmo comprimento.
Na construção dessa rodovia em específico, as empresas executaram os seus respectivos trechos com as seguintes equipes de trabalho.
· Empresa A: composta por 10 operários que trabalharam 8 horas por dia durante 6 dias.
· Empresa B: composta por 9 operários que trabalharam 6 horas por dia durante 5 dias.
· Empresa C: composta por 7 operários que trabalharam 5 horas por dia durante 3 dias.
Sabe-se que a prefeitura da cidade pagou pela construção da rodovia um total de R$ 5.913.180,00 para as empresas A, B e C e que o valor recebido por cada empresa foi proporcional ao número de horas trabalhadas, considerando todos os operários.
A quantia recebida pela empresa A foi