TEXTO I
Harpa construída entre os séculos XIX e XX na atual República Democrática do Congo, em Mangbetu.
CLARKE, C. The Art of Africa, a resource for educators. New York. The Metropolitan Museum of Art, 2006 (adaptado).
A harpa congolesa representada na fotografia é um instrumento musical que faz parte de tradições africanas. Sua classificação acústica tem correspondência com o
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto I
Auditor diz que incorporadora também pagou propina para pagar menos ISS em SP
Um dos auditores fiscais suspeitos de participar da máfia do ISS afirmou ontem à Promotoria que a incorporadora Tecnisa também pagou propina para reduzir o valor do imposto devido à Prefeitura de São Paulo.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1371774
-auditor-diz-que-incorporadora-tambem-pagou-propina-para-pagar-menos-iss-em-sp.shtml>.
Acesso em: 15 nov. 2013.
Texto II
Deixe-me ver se entendi direito: as construtoras foram obrigadas a pagar propinas milionárias para conseguir das “autoridades” a liberação da papelada exigida para poder comercializar as unidades edificadas, encarecendo altamente os imóveis novos, o que causou a tal da “valorização imobiliária”, por conta da qual devo pagar um IPTU imoral pelo meu apartamento bem velhinho?
SACK, Elke. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/138972-painel-do-leitor.shtml>.
Acesso em: 15 nov. 2013.
O ato de corrupção a que se referem o texto I (uma notícia de jornal) e o texto II (a carta de um leitor) foi exposto
- Química | 1.7 Gases
(UEFS) As misturas gasosas são sistemas homogêneos e, por essa razão, apresentam a mesma composição química em qualquer ponto do recipiente onde se encontram. Os estudos de J. Dalton mostraram as relações entre as pressões parciais com a pressão total dos gases em uma mistura gasosa, e os trabalhos de Amagat estabeleceram uma relação semelhante entre os volumes parciais com o volume total.
Assim, considerando-se 100,0g de uma amostra de gases ideais, que contém 64% de SO2, e 36% de He, em massa a 27oC, a 1,0atm, no interior de um recipiente, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UPE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Bruxas não existem
Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona, que morava numa casinha caindo aos pedaços, no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de “bruxa”.
Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.
Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando “bruxa, bruxa!”.
Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal, nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.
– Vamos logo – gritava o João Pedro –, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.
E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.
Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.
– Está quebrada – disse por fim. – Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.
Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. “Chame uma ambulância”, disse a mulher à minha mãe. Sorriu.
Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.
Moacyr Scliar. Disponível em: http://novaescola.org.br/fundamental-1/bruxas-nao-existem-689866.shtml.
Acesso em: 11/07/2016.
Considerando alguns dos aspectos formais do texto “Bruxas não existem”, analise as proposições a seguir.
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UFRGS) O mapa abaixo representa os principais biomas brasileiros.
Assinale a alternativa correta com relação aos biomas representados.
- Física | 7.2 Quântica
(UFG) A fotossíntese é um processo pelo qual as plantas e alguns micro-organismos utilizam energia luminosa para produzir carboidratos, de acordo com a equação química não balanceada a seguir.
CO2 + H2O + Energia Luminoa à C6H12O6 + O2
Nas plantas, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos devido à absorção da luz. Em laboratório, é possível reproduzir a fotossíntese empregando luz vermelha monocromática (700nm). Nesse processo, 8 fótons são consumidos para cada molécula de dióxido de carbono.
Dados:
Constante de Planck: h = 6,6 x 10-34 J.s;
Velocidade da luz: c = 3,0 x 108 m/s ;
Número de Avogadro: NA = 6,0 x 1023
A quantidade de energia, em Joule, fornecida para a produção de 1 mol desse carboidrato é, aproximadamente: