As poucas regiões que se saíram bem no modelo das capitanias foram as que aliaram a produção de cana a uma convivência pacífica (ao menos tentativamente) com os indígenas. Plantou-se cana em todas as capitanias colonizadas – de São Vicente a Pernambuco - , com mudas vindas da ilha da madeira e de São Tomé. Entretanto, com as dificuldades para obter mão de obra, a necessidade de recursos e a constante invasão de estrangeiros, apenas duas capitanias prosperaram: Pernambuco e São Vicente
Schwarc, Lilia Moriz, Brasil: uma biografia. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2022
O texto descreve os motivos que levaram ao fracasso o Sistema de Capitanias Hereditárias. Diante de tantos obstáculos, a solução seria
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 13055
A partir do século dezenove, o governo passou a se responsabilizar pela educação, então surgiram as escolas públicas. Veja as imagens:
Fonte: Acervo do Centro de Referência do Professor. Belo Horizonte (MG).
Imagem de um grupo escolar na década 1920 Disponível em: http://google.imagens.com.br Acesso em: 05 abr. 2015.
Escola Ensino Fundamental nos dias dias atuais Disponível em: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/ Acesso em: 05 abr. 2015.
Enunciado:
1. Após observar as imagens da escola no período de 1920 e dos dias atuais, responda:
a) Quais as principais diferenças que você observa em relação às duas escolas retratadas nas imagens?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 16, 17 e 18 referem-se ao artigo a seguir, a respeito de Sustentabilidade.
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
O que é sustentabilidade?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível do equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso, todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática de resultado aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido no dia a dia. Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ – 23/11/2010 – adaptado.
(...) todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
Analisando o período do artigo acima, CLASSIFIQUE a oração destacada.
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Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.
Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
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Um cordão de 200 pequenas lâmpadas é utilizado em árvores de Natal. Uma pessoa verifica que, ao retirar somente uma lâmpada de qualquer posição, outras nove não acendem mais, porém as demais 190 lâmpadas permanecem em pleno funcionamento. Com base nessa informação, ela tenta identificar a estrutura do circuito e a relação entre os valores das quantidades físicas envolvidas, entre as quais a razão entre as intensidades da corrente elétrica em uma das lâmpadas e da corrente elétrica total no cordão com as 200 lâmpadas ligadas.
O valor dessa razão é igual a
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(UNIFACS) Considere um sistema de irrigação que utiliza um cano subterrâneo com saída para a atmosfera inclinado 30° em relação ao solo. Desprezando-se a resistência do ar, sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0 m/s², que cos 30° e sen 30° são, respectivamente, iguais a 0,87 e 0,50, e que, pela saída do cano, que se encontra no nível do solo, é lançado um jato de água com velocidade de módulo igual a 20,0 m/s, o alcance do jato lançado no solo é, aproximadamente, igual, em m, a