Quem busca opções de equipamentos sofisticados e tecnológicos para sua casa precisa conhecer os fogões e cooktops por indução. Esse tipo de eletrodoméstico faz a geração de calor por ondas eletromagnéticas, que são produzidas da corrente elétrica gerada em uma bobina de cobre. O campo eletromagnético é transferido diretamente para a panela posicionada na mesa vitrocerâmica do fogão ou cooktop, promovendo a movimentação das moléculas dos alimentos e seu aquecimento.
Usando o mesmo princípio físico que o fogão de indução temos o funcionamento das
Questões relacionadas
- Matemática | 3.1 Introdução
Na Medicina, a pressão arterial sistólica designa o momento em que o coração bate, enquanto a pressão arterial diastólica designa o período de “descanso” ou “intervalo” entre os batimentos. Embora ambas sejam importantes por si só, também deve-se ter conhecimento da pressão arterial média para determinados fins (como saber se o sangue está circulando bem). Esse valor, de sigla PAM, pode ser descoberto facilmente com a equação PAM = 2 . PAD + PAS / 3, na qual PAD equivale à diastólica e PAS equivale à sistólica.
Disponível em: https://pt.wikihow.com. Acesso em: 21 out. 2019.
Considerando uma pessoa que possui pressão arterial média equivalente a 90 mmHg, enquanto a pressão arterial sistólica equivale a 130 mmHg, conclui-se que a pressão arterial diastólica, em mmHg, dessa pessoa deve ser
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Na última ideia de Sérgio Gwercman, há a seguinte metáfora: “Construído o esqueleto do texto, é hora de pôr os tijolinhos”. Tal expressão pode ser substituída, no sentido denotativo, por:
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
“Nas últimas décadas, a sociedade parece ter finalmente despertado para os problemas ambientais causados pelo grande aumento na exploração de recursos naturais pela humanidade. Estamos tomando consciência de que é preciso fazer algo para evitar a degradação completa do ambiente em nosso planeta. Nesse contexto, os conhecimentos básicos de Ecologia são fundamentais para tentarmos reverter alguns dos graves problemas que nós mesmos provocamos”.
(AMABIS; MARTHO, 2010)
Associe os termos de ecologia apresentados na coluna 1 aos seus respectivos conceitos apresentados na coluna 2.
1. Ecossistema
( ) Conjunto de condições necessárias para uma população se desenvolver e manter o tamanho populacional.
2. População
( ) Conjunto de populações de diferentes espécies que vivem numa mesma região, mantendo relações entre si.
3. Habitat
( ) Área do espaço geográfico caracterizada por um conjunto de ecossistemas terrestres, com vegetação, solo e fisionomia típicos e um tipo de clima predominante.
4. Biocenose
( ) Unidade em que seres vivos e fatores abióticos interagem, formando um sistema estável.
5. Bioma
( ) Ambiente em que vivem determinadas espécies ou comunidades biológicas, caracterizado por suas propriedades bióticas e abióticas.
6. Nicho ecológico
( ) Conjunto de seres de uma mesma espécie que vive em determinada área geográfica.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
11. Analise a imagem que mostra as informações nutricionais contidas no rótulo de um produto.
Disponível em: http://www.clubdofitness.com.br/wp-content/uploads/2012/03/rotulo_ler_NOVO.jpg. Acesso em: 17 mar.2012.
Muitas vezes quando falamos em glicose, nos vem à cabeça um doce, chocolate, ou seja, basicamente o açúcar. Na realidade, quase todos os alimentos que estão presentes na nossa dieta diária têm, mesmo que em pequena quantidade, esse nutriente, a glicose, que na tabela aparece nomeada como hidrato de carbono.
Identifique a função da glicose no organismo humano e cite o processo pelo qual ela é produzida.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Considere uma lâmina de vidro de faces paralelas imersa no ar. Um raio luminoso propaga-se no ar e incide em uma das faces da lâmina, segundo um ângulo q em relação à direção normal ao plano da lâmina. O raio é refratado nesta face e refletido na outra face, que é espelhada. O raio refletido é novamente refratado na face não espelhada, voltando a propagar-se no ar. Sendo nAr e nVidro, respectivamente, os índices de refração da luz no ar e no vidro, o ângulo de refração que o raio refletido forma no vidro, com a direção normal ao plano da lâmina, ao refratar-se pela segunda vez, obedece à equação: