O circuito usado no flash de uma máquina fotográfica é constituído por uma bateria, resistores e um capacitor. De forma mais simples o referido circuito pode ser representado pela figura a seguir.
Basicamente a função dos resistores é controlar a corrente elétrica que vai alimentar o capacitor, este que por sua vez tem a função armazenar energia potencial elétrica e no momento adequado descarregar-se para que a luz do flash brilhe intensamente. No circuito proposto o gerador fornece uma tensão contínua de 100 V, as resistências dos resistores ôhmicos são R1 = 2W e R2 = 3W e o capacitor tem uma capacitância de 4 µF.
Nessas condições, a energia potencial elétrica armazenada no capacitor é, em mJ
Questões relacionadas
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
(UECE) Atente ao excerto a seguir: “Assim, não distinguimos natureza e fenômenos naturais, uma vez que concebemos a natureza decalcando nosso conceito nos corpos da percepção sensível. Vemos a natureza vendo o relevo, as rochas, os climas a vegetação, os rios etc. [...] Dito de outro modo, a natureza que concebemos é a da experiência sensível, cujo conhecimento organizamos numa linguagem geométrico-matemática”.
Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica.
Ed. Contexto. São Paulo. 2006. p. 47.
Ao ler o trecho acima, pode-se concluir acertadamente que a categoria da geografia que mais se aproxima do pensamento do autor é o(a)
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.
Depreende-se do modelo que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Un estudio revela los hábitos de compra de los niños
Para los niños que crecen con acceso a Internet dentro del hogar, el ciberespacio ha llegado a ser una prolongación de su mundo. Tres de cada 10 niños de 8 a 12 años tienen acceso a Internet desde su casa, y 5 de 6 se conectan para divertirse, comunicarse, realizar trabajos de la escuela y para comprar. Y el promedio de tiempo que pasan online es de 20 minutos al día.
Según los niños, los mejores sitios son aquellos donde:
(A) se pueden hacer cosas divertidas, como juegos, chats, concursos, enviar correos a personajes famosos.
(B) tengan efectos especiales (trailers, animaciones, música, sonidos...)
¿Cómo descubren este tipo de sitios web?
El 78 % dice que los descubren gracias a recomendaciones de sus amigos, el 54 % por la publicidad, un 44 % a través de buscadores, un 28 % por boletines electrónicos, otro 28 % consultando revistas, y un 26 % por links recomendados en otros sitios.
Para muchos niños, investigar productos online forma parte del proceso de compra: La mitad de ellos han chequeado algo online, y más tarde han ido a una tienda física a comprarlo. Para estos niños, hay un número elevado de barreras para comprar online. Entre estas barreras citan el permiso de los padres (56 %), el riesgo de comprar algo sin examinarlo antes (36 %), acceso a tarjetas de crédito (32 %), altos precios (20 %), procedimientos confusos (16 %), y la dificultad de devolver mercancías (14 %).
Uno de cada cuatro, afirma haber comprado algo a través de Internet, principalmente accesorios, ropa, CDs y libros. Para estos niños, las ventajas de comprar online incluyen: bajos precios o negociables, la comodidad, y conseguir mercancías que normalmente no pueden encontrar en tiendas físicas.
http://www.masterdisseny.com/master-net/atrasadas/138.php3
Observa la tabla sobre la cantidad de horas que los chicos pasan en Internet y haz lo que se pide.
(A) Establezca una relación entre la cantidad de niños y el número de horas online.
(B) Compara los datos presentados en la tabla con tus hábitos de pasar horas online usando las expresiones de comparación.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.
GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009.
Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UFPR) A microinjeção pronuclear de óvulos fertilizados é o método mais amplamente utilizado para a produção de camundongos transgênicos. Esse método consiste na injeção de uma solução de DNA contendo o transgene de interesse no pronúcleo de um óvulo recém-fertilizado. Os óvulos são então transferidos para os ovidutos de uma fêmea, onde se desenvolvem. Considerando a técnica de microinjeção pronuclear de óvulos fertilizados, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) O transgene será expresso nas células somáticas e germinativas dos indivíduos transgênicos.
( ) A expressão do transgene ocorrerá pela tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do transgene.
( ) O transgene será transmitido para a descendência do camundongo transgênico de forma mendeliana.
( ) O camundongo transgênico produzirá descendentes com o código genético modificado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.