É chamada de fluxo de potência a quantidade de energia elétrica que é gerada nas usinas elétricas e transmitida por capôs metálicos até os centros de distribuição. Ao elaborar um projeto de construção de uma usina elétrica, dimensionar o maior fluxo de potência a ser gerado e transmitido é um grande desafio. Devido à grande extensão das linhas de transmissão, a resistência pode acarretar perdas significativas do fluxo de potência a até inviabilizar a geração de energia elétrica.
As melhores ações para diminuir a resistência das linhas de transmissão e aumentar o fluxo de potência são, respectivamente,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, escrevam outras palavras a partir da palavra empreendedorismo.
Lembre aos alunos que as palavras escritas por eles deverão ter relação com empreendedorismo.
EM
PRE
EN
DE
DO
RIS
MO
1.2. Professor, solicite aos grupos que apresentem para os colegas as palavras que escreveram. (Registre no quadro as palavras.) Enquanto os grupos apresentam as palavras, pergunte aos alunos o que elas têm em comum com empreendedorismo.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos: quais palavras escritas no quadro estão mais próximas do conceito de empreendedorismo e ética. Por quê?
2.2. Peça aos alunos que, em grupo, escolham dez palavras do quadro e escrevam um pequeno texto com elas. Dê um título para o texto.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos quais atitudes construtivas de cuidados consigo e com o outro podemos ter no dia a dia.
3.2. Professor, solicite aos alunos que, em grupo, escrevam acima das imagens quais atitudes construtivas estão sendo realizadas. Exemplo: vontade de aprender, sonhar com o que deseja fazer, ajudar aos outros.
Disponível em:<http://conteudo.imguol.com.br/2013/01/14/criancas-aprendendo-escola-1358195155283_615x300.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://bbel.uol.com.br/wp-content/uploads/9e76ab3f-02e4-4c43-98c5-34b6a8398875-2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<https://i.ytimg.com/vi/42y6DZRpxQs/hqdefault.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2018 1ª FASE) A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação C6H12O6 → 2 CO2 +2 CH3CH2OH + 2 ATP.
Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _______________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de .
As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Até o dia 18 de novembro, a mancha de óleo, avistada pela primeira vez no final de agosto, no litoral da Paraíba, havia se estendido ao longo de 2,5 mil quilômetros (km) da costa brasileira. A mistura escura e malcheirosa de hidrocarbonetos – compostos químicos formados por átomos de carbono e de hidrogênio – e impurezas, como enxofre e metais pesados, foi registrada em 116 municípios e em 651 localidades dos nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Foi o maior desastre ambiental já registrado no país.
FIORAVANTI, C. Os caminhos da mancha. Pesquisa FAPESP. 3 dez. 2019.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 15 dez. 2019 (adaptado).
Na perturbação ambiental descrita no texto, os poluentes podem desencadear a
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
E foi assim que o operário
Do edifício em construção
Que sempre dizia sim
Começou a dizer não.
E aprendeu a notar coisas
A que não dava atenção:
Notou que sua marmita
Era o prato do patrão
Que sua cerveja preta
Era o uísque do patrão [...]
Que seus dois pés andarilhos
Eram as rodas do patrão
Que a dureza do seu dia
Era a noite do patrão
Que sua imensa fadiga
Era amiga do patrão.
MORAES, V. O operário em construção. Novos poemas II. Rio de Janeiro, São José, 1959 (fragmento).
No trecho do poema de Vinícius de Moraes, revela-se a percepção do operário sobre a
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UFRGS) Paula comprou pacotes com 5 figurinhas para seus três filhos. Saiu e deixou um bilhete dizendo para repartirem os pacotes entre eles igualmente. O primeiro chegou, pegou a terça parte e saiu. O segundo chegou e, pensando que era o primeiro, pegou a terça parte do que havia sobrado e saiu. O terceiro encontrou 4 pacotes de figurinhas e, pensando que era o último, pegou todos e saiu. Quantos pacotes de figurinhas a mãe deixou?