Nos aeroportos há áreas seguras para observar a decolagem e a aterrisagem das aeronaves uma vez que as turbinas podem produzir sons perigosos para o aparelho auditivo das pessoas. Essas áreas além de serem distantes das pistas onde trafegam as aeronaves são protegidas por grandes e resistentes placas de vidro que permitem livremente a passagem da luz mas limitam a passagem do som. Intrigado ao ver funcionários do aeroporto transitando na área de tráfego das aeronaves, um garoto percebe que estão usando um dispositivo que mais parece um fone de ouvido e pergunta ao seu pai para que aquele instrumento serve.
O pai conhecedor de física explica ao filho que o protetor usado pelo funcionário serve para
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question.
U.S. Presidential Pets: Then and Now
[…]
Past Presidents brought many interesting animals to the White House, Finnegan said. The wife of John Quincy Adams, the sixth President, had silkworms. Herbert Hoover, the 31st President, had an opossum. And Calvin Coolidge, the 30th President, had a raccoon named Rebecca who walked on a leash!
Theodore Roosevelt, the 26th President, was famous for his many pets. His six kids had snakes, dogs, cats, a badger, birds, guinea pigs, and more.
[…]
During World War I, Woodrow Wilson, the 28th President, kept a herd of sheep on the White House lawn.
[…]
According to Finnegan, James Buchanan, the 15th President, received a herd of elephants from the King of Siam (now called Thailand). The Sultan of Oman gave Martin Van Buren, the eighth President, a pair of tiger cubs.
Warren Harding, the 29th President, and his family had a birthday party for their dog Laddie Boy.
[…]
Available at: http://kids.nationalgeographic.com/kids/stories/animalsnature/uspresidentialpets/.
Access on: Feb 24, 2012. (Fragment)
Vocabulary:
Silkworm – bicho da seda
Opossum – gambá
Raccoon – guaxinim
Badger – texugo
Herd – bando de
Cubs - filhotes
The United States’ presidents liked to bring pets to the White House. Read the text about it and fill in the chart with the president’s name, his position in the government and the pets.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Existem várias formas de explicar a nossa própria existência. Os homens podem se valer da ciência ou do mito que é uma forma muito antiga de explicação da realidade. Analise as fontes abaixo.
Fonte I
Descobertos os mais antigos fósseis de hominídeos e macacos do Velho Mundo
Achado reforça hipótese de que a linhagem dos hominídeos, que deu origem aos seres humanos, se separou dos macacos do Velho Mundo há pelo menos 25 milhões de anos
Dois fósseis encontrados no leste africano, na região de falhas geológicas conhecida como Vale do Rift, fornecem novas pistas para a história da evolução humana. Os fósseis são os mais antigos já encontrados de dois grandes grupos de primatas, os hominídeos ( Hominidae), como chimpanzés e humanos, e os chamados macacos do Velho Mundo ( Cercopithecidae), que incluem babuínos e animais do gênero Macaca.
Análises geológicas do local em que os fósseis foram encontrados indicam que eles têm 25,2 milhões de anos, significantemente mais antigos do que os fósseis que já haviam sido documentados em ambos os grupos.
Os fósseis foram encontrados na Bacia Rukwa Rift, no sudoeste da Tanzânia. Um deles, uma mandíbula com diversos dentes preservados, foi atribuído ao Rukwapithecus fleaglei, um hominídeo ancestral […].
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/fosseis-mais-antigos-de-primatas-ja-encontrados-daopistas-
sobre-evolucao-de-hominideos>. Acesso em: 12 jan. 2015.
Mandíbula - Rukwapithecus fleaglei, um hominídeo ancestral
Fonte II
A imagem acima é chamada de A Criação de Adão e foi feita no teto da Capela Sistina, no Vaticano, por Michelangelo. A imagem mostra o momento da criação de Adão por Deus, reforçando a passagem da Bíblia “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”. (Gênesis 1: 27) .
Sobre essas fontes é possível afirmar que:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A figura mostra um modelo de organismo com simetria bilateral. Nos grupos animais, o aparecimento da bilateralidade está associado às seguintes características morfofisiológicas:
- Química | 4. Química Ambiental
(UEG) As cianobactérias são micro-organismos que apresentam grande capacidade de colonização em diversos habitats e, de acordo com a taxonomia atual, existem pelo menos 40 gêneros que são produtoras de toxinas em ambientes aquáticos, por causa da crescente eutrofização desses ambientes. A saxitoxina, representada abaixo, é uma neurotoxina produzida por algumas espécies de cianobactérias.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
- Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
Perspectivas do Livro de Artista
16 a 20/11/2009 – Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG
Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes/EBA/UFMG
Apoio: FAPEMIG
O Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG promoverá de 16 a 20 de novembro de 2009 a “Semana do Livro de Artista”, composta por eventos dedicados a discutir e difundir o “livro de artista” e seus desdobramentos na contemporaneidade.
Haverá o ciclo de palestras e mesas redondas “Perspectivas do Livro de Artista”, realizadas na EBA/UFMG, com a participação de artistas, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, além da exposição “Livro/Obra”, na Biblioteca Universitária da UFMG, onde serão mostrados livros produzidos por alguns participantes da “Semana”, externos a UFMG, além de professores e alunos da EBA.
Está sendo criada uma coleção especial de livros de artista na Biblioteca da Escola de Belas Artes, cujo acervo será composto, a princípio, por doações feitas por artistas. Será a primeira coleção, no gênero, no país, a ser abrigada por uma biblioteca universitária e espera-se que ela venha a se tornar uma referência na área.
Está previsto ainda um desdobramento da “Semana do Livro de Artista”, em março de 2010, com a realização de uma exposição no Museu de Arte da Pampulha, acompanhada de mesa redonda sobre o tema.
O projeto, como um todo, tem como principal objetivo dar visibilidade ao tema “livros de artista”, através de uma reflexão sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade, reunindo artistas, professores e pesquisadores que através de debates e palestras, poderão apontar também suas tendências e perspectivas. Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas têm desenvolvido suas poéticas.
Converse com a turma sobre as manifestações contemporâneas da arte, e sugira que pesquisem sobre o livro de artista em livros, revistas, jornais e sites da internet. Depois de coletadas as informações necessárias, abra um espaço para compartilharem esse material. Indique para os alunos verem o trabalho da artista Constança Lucas, no site: http://livrosdeartista.blogspot.com/
O fundo do mar é um dos trabalhos da artista Constanza Lucas. Depois de feitas as pesquisas, converse com os alunos sobre o que descobriram, e pergunte a eles se o livro de artista não parece familiar a alguns, se não se parece com alguns rabiscos que fazemos nos cadernos, alguns desenhos, ideias que anotamos, lembranças de coisas significativas que às vezes guardamos dentro de um caderno, frases ou palavras que gostamos.
A partir dessa discussão proponha aos alunos que façam um livro de artista a partir de uma leitura que fizerem do painel de linhas da atividade anterior. A escolha do material é livre, podendo ser canetinhas de ponta porosa e cores variadas, tintas, lápis de cor, ou as técnicas misturadas. O suporte pode ser papel de gramatura 120 ou 180, para a confecção do caderno, deve-se escolher os papéis e o formato e mandar cortar e encadernar, seria interessante mandar fazer um caderno pequeno, poucas páginas, e formato pequeno, como sendo um ensaio para um livro de artista maior.
Eles podem associar as linhas a fatos, formas, cores, e temas variados, assim como no exemplo dado acima, onde a artista utilizou como tema o fundo do mar. A maneira como vai se expressar o tema é individual, e de acordo com as referências de cada um.
A seguir auxilie os alunos na montagem de uma exposição dos trabalhos.