(ENEM 2012 1º APLICAÇÃO)
O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
Durante uma aula de matemática o professor pediu para que seus alunos resolvessem a seguinte operação:
. Um grupo de cinco alunas tentou resolver. Entretanto, todas chegaram a resultados diferentes entre si, sendo que apenas uma delas acertou o resultado. As alunas, e seus resultados, foram os seguintes:
• Alice:
;
• Lúcia:
;
• Naiara:
;
• Maria:
;
• Patrícia:
.
Qual das alunas chegou ao resultado correto da operação?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Bolhas
Olha a bolha d'água no galho! Olha o orvalho! Olha a bolha de vinho na rolha! Olha a bolha! Olha a bolha na mão que trabalha! Olha a bolha de sabão na ponta da palha: brilha, espalha e se espalha. Olha a bolha! Olha a bolha que molha a mão do menino: a bolha da chuva da calha!
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira; FNDE/MEC, 1990.
Circule no poema as palavras que rimam. Registre-as, formando pares com as palavras a seguir:
Rolha –
Palha –
Mão –
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o poema Armarinho, de Roseana Murray, para responder
Preste atenção no som do “r” da palavra “relógio”.
a) Escreva duas palavras que iniciem com “r” e que possuem esse mesmo som da palavra “relógio”.
b) Escreva duas palavras que possuem esse mesmo som do “r”, porém, agora, no meio da palavra.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos, Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
(FUVEST 2016 1° FASE) Costuma se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
“As bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá
Amanhecia em Bagdá. Sobre a velha cidade começaram a cair as “bombas inteligentes”, prodígios tecnológicos da civilização ocidental e cristã. Amanhecia em Bagdá. Azulada luz de crepúsculo matinal já permitia avistar-se o traço sinuoso do lerdo rio Tigre, suas águas começaram a refletir o fogo das explosões. Amanhecia em Bagdá.
JORNAL DA CIDADE. Aracaju, 23 mar. 2003. Caderno de variedades.
A passagem acima pertence ao gênero