Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.
As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:
Questões relacionadas
- História | 6.02 Era Napoleônica
Disponível em: http://theweddingtiara.com. Acesso em: 8 abr. 2015.
DAVID, J-L. A coroação de Napoleão (detalhe). Óleo sobre tela, 621 x 979 cm. Louvre, França, 1807.
O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por
- Biologia | 03. Bioquímica
Toda alimentação apresenta vitaminas que estimulam a atividade enzimática das células, contribuindo para um bom funcionamento orgânico. Podem ser encontradas em vegetais e em alguns micro-organismos. Elas se distinguem das demais substâncias porque não são fonte de energia e não apresentam papel estrutural na célula.
Com base no trecho anterior, assinale a afirmativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto registrado na imagem a seguir.
A linguagem empregada na maior parte dos textos escritos, como livros didáticos, livros literários, revistas, jornais e outros, é a norma culta padrão. Já nos textos orais, na fala, é comum que haja o predomínio de uma linguagem coloquial, não-padrão.
Mas nem sempre as coisas ocorrem desse jeito. Há textos orais bastante formais, como o discurso de posse de um presidente da república, por exemplo, bem como textos escritos informais, como mensagens de celular (torpedo), piadas, diálogos e outros.
- A) A linguagem verbal da imagem está escrita na modalidade informal da Língua Portuguesa, possuindo marcas de oralidade. É possível que o anunciante, dono do carrinho, sofra algum tipo de preconceito linguístico. Explique as prováveis causas desse preconceito.
- B) Corrija o anúncio de Tapioca na variante formal da língua.
- C) Você já presenciou algum tipo de preconceito contra alguém, relacionado ao uso da língua? Qual?
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Em entrevista à revista Info Exame, o pesquisador Don Tapscott, autor que estuda o fenômeno da Geração Net, quando perguntado acerca do aumento do desnível entre quem tem acesso à tecnologia e quem não tem, respondeu que “O divisor digital é um problema, mas está melhorando. Nos países mais desenvolvidos, como os do G20 (grupo que inclui o Brasil), o acesso a ferramentas digitais não é terrivelmente caro para a maioria da população. Obviamente, há famílias que têm dificuldades até para se alimentar. Assim, a experiência de bibliotecas ou centros comunitários com acesso livre à Internet é importante”.
INFO Exame. Para quem vive de tecnologia. São Paulo: Ed. Abril, n.° 274, dez. 2008, p. 53.(fragmento).
O acesso livre à Internet está relacionado ao acesso ao conhecimento produzido pela sociedade. Considerando o exposto pelo autor, conclui-se que: