Os alunos do curso de matemática de uma universidade desejam fazer uma placa de formatura, no formato de um triângulo equilátero, em que os seus nomes aparecerão dentro de uma região quadrada, inscrita na placa, conforme a figura.
Considerando que a área do quadrado, em que aparecerão os nomes dos formandos, mede 1 m2, qual é aproximadamente a medida, em metro, de cada lado do triângulo que representa a placa? (Utilize 1,7 como valor aproximado para √3).
Questões relacionadas
- Física | 7.1 Relatividade
A questão do tempo sempre foi abordada por filósofos, como Kant. Na física, os resultados obtidos por Einstein sobre a ideia da “dilatação do tempo” explicam situações cotidianas, como, por exemplo, o uso de GPS.
Com base nos conhecimentos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UFRN) Atualmente, a História da Ciência procura entender como o conhecimento foi construído em determinada época, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo têm questões peculiares a serem solucionadas. Nesse contexto, em relação às teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarck
- História | 6.08 Imperialismo
Em busca de matérias-primas e de mercados por causa da acelerada industrialização, os europeus retalharam entre si a África. Mais do que alegações econômicas, havia justificativas políticas, científicas, ideológicas e até filantrópicas. O rei belga Leopoldo II defendia o trabalho missionário e a civilização dos nativos do Congo, argumento desmascarado pelas atrocidades praticadas contra a população.
NASCIMENTO, C. Partilha da África: o assombro do continente mutilado. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 75, dez. 2011 (adaptado).
A atuação dos países europeus contribuiu para que a África — entre 1880 e 1914 — se transformasse em uma espécie de grande "colcha de retalhos". Esse processo foi motivado pelo(a)
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia o trecho a seguir.
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo dagora assim os achávamos como os de lá. (As) águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute (isso) bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!
TUFANO, Douglas. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Moderna, 1999. p. 61. (Fragmento)
Este trecho da carta de Pero Vaz de Caminha revela que os portugueses, em sua chegada à América, possuíam como um de seus principais objetivos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
. CRIANÇAS BLOGUEIRAS SOLTAM A CRIATIVIDADE NA INTERNET
Cada vez mais garotos e garotas blogueiras se destacam na internet. Alguns contam seus dramas, compartilham novidades com amigos ou falam de coisas que curtem. Mas algumas crianças vão além e mostram toda sua criatividade na rede. Exemplos são a Joana Brandão Ziller, a Jojo, 10, e o Gabriel Naressi, 13.
Jojo gosta de transformar em arte tudo o que vê. Ela não sabe se gosta mais de desenhar ou de escrever poesias. Na dúvida, faz os dois. Assim, imagem vira quadro e quadro vira poema. Em vez de guardar as pinturas no armário, a menina criou um blog para postar suas criações.
Já Gabriel Naressi trilha o caminho do humor. Blogueiro há três anos, o Mundo Tosco tem umas sacadas incríveis --vale sempre dar um pulinho lá.
Confira abaixo bate-papo com os jovens blogueiros.
JOJO
Por que resolveu ter um blog?
Como eu fazia muitas pinturas, elas acabavam indo para o lixo ou iam parar em lugares que depois eu não conseguia encontrar. A ideia era ter um lugar onde as pinturas que eu gostasse ficassem, para eu poder me lembrar delas.
Você se inspirou em algum blog para fazer o seu?
Meu pai tem um blog chamado Trinca da Pesada. Lá ele coloca frases engraçadas que eu e meus irmãos falamos no dia a dia. Eu queria fazer um blog há algum tempo, aí ele me ajudou a criar o blog.
Você atualiza o blog com frequência?
Não, porque não consigo fazer uma pintura rápido. Tenho que ter um certo tempo para fazer. Gosto de fazer, aí deixar de lado, retomar e fazer de novo para ver como está.
O que você mais gosta de desenhar?
Depende muito do momento. Quando estou muito inspirada, gosto de desenhar coisas que não existem, o que vier primeiro na minha cabeça. Quando não estou, tento imaginar coisas que já existem para eu fazer.
Quem são seus artistas plásticos favoritos (entre desenhistas, pintores, designers etc.)?
Gosto muito do Picasso, do Leonardo da Vinci (adoro o traço dele, é muito firme). Mas não conheço muitos.
Você também escreve poesias. Sobre o que fala nelas? Têm relação com as imagens que pinta?
Gosto bastante de poesia, e também de ler. Muitas vezes eu faço um desenho, imagino uma coisa e faço uma poesia. Ou eu faço um desenho e depois a poesia.
GABRIEL
Com quantos anos começou a postar no blog?
Comecei com dez anos.
Tem gente que já fala que blog é coisa de "velho" (tipo 30 anos ou mais)... Concorda? Por quê?
Mais ou menos. Blog não é só pra adultos que vivem disso, mas pra quem quer escrever como hobby. Acho que nos últimos tempos as crianças têm ingressado ainda mais nos blogs.
O que você mais gosta de postar?
Gráficos, tirinhas, vídeos, imagens. O mais divertido e rápido são os gráficos.
Você faz várias piadas gráficas. Da onde vêm essas ideias?
Ah... durante a aula de matemática, quando eu estou andando, antes de dormir... São coisas que vêm no meu cérebro.
Ultimamente você tem postado menos. Está fazendo algo diferente na internet?
Não. Estou no nono ano do ensino fundamental e fazendo cursinho. O tempo fica menor com todas essas provas e trabalhos. Mas prometo para os meus leitores que os posts voltarão com muito mais frequência nas férias, com algumas coisas novas também.
Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/745873-criancas-blogueiras-soltam-a-criatividade-na-internet.shtml> Acesso em 05/06/2010
a) Complete o quadro, fazendo uma comparação entre os entrevistados e seus blogs.
b) Cite uma semelhança entre os dois blogueiros entrevistados.