Desde tempos antigos, a humanidade convive com episódios de doenças que acometem grande número de pessoas. Porém, para que possamos chamar de “epidemia”, é necessário que algumas características estejam presentes.
Assinale a alternativa que reúne as características de uma epidemia:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIFACS) A decoada é um fenômeno natural típico do Pantanal. Ocorre quando há excesso de matéria orgânica, que se decompõe na água com as inundações, entre os meses de outubro e março, e fica submersa nos córregos e rios. Decoada significa “deterioração da qualidade da água” e acontece, normalmente, no início do processo de inundação do Pantanal. Como as planícies ficam cheias de vegetação morta, a quantidade de oxigênio, gás essencial à vida, é reduzida. Por outro lado, há o aumento do gás carbônico na água, resultado da decomposição das plantas. Esses dois fatores associados — redução do oxigênio e aumento do gás carbônico — podem levar à morte peixes e outros organismos, como algas, bactérias, protozoários e invertebrados, que ficam sem oxigênio dissolvido na água. Logo, nesse período, é comum observar peixes subindo à superfície da água.
(COLOMBINI, 2011, p. 6-8)
Com base nas informações no texto e nos conhecimentos associados ao Bioma Pantanal, é correto afirmar:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UEFS) Um estudo foi realizado entre 2006 e 2009 como parte das ações de vigilância, realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, através do Programa de Controle de Doenças, no bairro de Alphaville, município de Salvador. Do total dos vetores encontrados, 982 (98,3%) foram Triatomatibiamaculata. Desse total, 50,7% estavam infectados com o agente etiológico.
Com base em seus conhecimentos sobre os vetores e o agente etiológico da doença de Chagas é correto afirmar que esses são, respectivamente:
- Matemática - Fundamental | 03. Números
A tabela a seguir mostra a evolução da altura e do peso dos bebês até 24 meses:
Disponível em:<http://2.bp.blogspot.com/wBn1kvnyE9A/UWGO6iM196I/AAAAAAAAG6U/vHGKOlnI8lo/s1600/ tamanho+carters+ bebe+menor.jpg>. Acesso em: 10 mar.2014.
Marque a alternativa que está de acordo com os dados representados na tabela.
Um bebê:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(FUVEST) Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas. O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
A evolução da luz: as lâmpadas LED já substituem com grandes vantagens a velha invenção de Thomas Edison.
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes. A lâmpada LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, ele emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.
Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
A evolução da luz. Veja, 19 dez. 2007. Disponível em: http://veja.abril.com.br/191207/p_118.shtml Acesso em: 18 out. 2008.
Considerando que a lâmpada LED rende 100 mil horas, a escala de tempo que melhor reflete a duração dessa lâmpada é o: