O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai falar um pouco sobre planos de visão para fazer uma fotografia.
- Disponível:
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-1-como-a-tecnica-foi-inventada.htm
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-2-tecnologia-e-arte.htm
- Mostrar para os alunos que quanto mais plano tiver a imagem, mais informação o leitor vai ter da fotografia.
- O professor vai trazer para a sala de aula várias imagens fotográficas , de diferentes fontes, e apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
- Disponível:
- http://www.1000imagens.com/
- http://bonstutoriais.com.br/fotos-tiradas-no-momento-certo/
- O professor vai pedir aos alunos para observarem nas fotos os planos de visão que os fotógrafos utilizaram para tirar as fotografias.
- Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias com câmeras ou celulares, sempre observando o plano de visão.
- Sugestão de temas para o trabalho:
- A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
- O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
- Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e mecânica) e fazer fotos coloridas e preto e branco.
- Depois que os alunos já tiverem tirado todas as fotos, eles deverão selecionar as fotos que tiverem um plano de visão melhor. Selecionar pelo menos cinco fotos com planos de visão diferentes.
- Revelar as fotos no tamanho 15x21 cm.
- Faça uma exposição das fotos selecionadas.
- Geografia | 5.3 Urbanização
O consumo da habitação, especialmente aquela dotada de atributos especiais no espaço urbano, contribui para o entendimento do fenômeno, pois certas áreas tornam-se alvos de operações comerciais de prestígio com a produção e/ou a renovação de construções, diferente de outras porções da cidade, dotadas de menor infraestrutura.
SANTOS, A. R. O consumo da habitação de luxo no espaço urbano parisiense. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
O conceito que define o processo descrito denomina-se:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UECE) Uma planta descoberta recentemente por pesquisadores da EPAGRI de Itajaí (Santa Catarina) é a matéria-prima para a produção do primeiro sal vegetal no Brasil. O sal de cozinha também é, prioritariamente, extraído da água do mar e das minas de sal gema. O processo tradicional de extração do sal de cozinha da água do mar é uma
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
Algumas pesquisas estão sendo desenvolvidas para se obter arroz e feijão com maiores teores de ferro e zinco e tolerantes à seca. Em média, para cada 100 g de arroz cozido, o teor de ferro é de 1,5 mg e o de zinco é de 2,0 mg. Para 100 g de feijão, é de 7 mg o teor de ferro e de 3 mg o de zinco. Sabe-se que as necessidades diárias dos dois micronutrientes para uma pessoa adulta é de aproximadamente 12,25 mg de ferro e 10 mg de zinco.
Disponível em: http://www.embrapa.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
Considere que uma pessoa adulta deseja satisfazer suas necessidades diárias de ferro e zinco ingerindo apenas arroz e feijão. Suponha que seu organismo absorva completamente todos os micronutrientes oriundos desses alimentos.
Na situação descrita, que quantidade a pessoa deveria comer diariamente de arroz e feijão:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
A frequência cardíaca de um atleta, medida após uma corrida de 800 m, era de 90 batimentos por minuto.Essa frequência, expressa em Hertz, corresponde a: