O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências.
Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado).
A medida apontada no texto é necessária porque
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
Enunciado:
Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Parque Nacional Tierra del Fuego
Lo pasamos a buscar por su hotel y haremos un recorrido de 12 kilómetros por la ruta nacional n.o 3 hasta llegar al ingreso del Parque Nacional. Antes, llegaremos a la estación del Ferrocarril Austral Fueguino, el tren del Fin del Mundo. Una vez finalizado, haremos un recorrido de solo 2 km hasta llegar al ingreso al Parque Nacional Tierra del Fuego. El último tramo de la excursión, nos lleva hasta Bahía Lapataia, donde encontraremos vestigios del antiguo pueblo aborigen que habitaba la región. Desde este lugar, iniciaremos el regreso a la ciudad de Ushuaia.
¿Qué llevar? Ropa y calzado cómodos para desplazarse por ambientes y senderos agrestes y húmedos.
Dificultad: No tiene, apta para todas las edades.
No incluye:
• Entrada al Parque Nacional Tierra del Fuego. Las entradas al Parque se pagan al ingreso del mismo, solo en efectivo.
• Almuerzo ni vianda.
• Ingreso al Tren del Fin del Mundo (opcional).
Frecuencia: Todos los días, todo el año.
Duração: de 8 h a 13 h 30.
Política de menores:
• Menores de 0 a 2 años de edad: sin cargo.
• Menores de 3 a 11 años de edad: 50% de descuento.
• Las edades se toman en la fecha de la excursión.
Observações:
Siempre se recomienda reservar la excursión cuando se tenga definida la fecha en que se desea realizar y el hotel donde se hospedará, para asegurarse sus lugares. Generalmente no es aconsejable reservar una vez en destino ya que no se podrá asegurar la disponibilidad para el día siguiente de su llegada.
Internet: <www.visitecalafate.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem.
El Parque Nacional Tierra del Fuego está abierto veinticuatro horas.
- Matemática | 15.3 Circunferência
(EEAR) As posições dos pontos A (1, 7) e B(7, 1) em relação à circunferência de equação (x – 6)² + (y – 2)² = 16 são, respectivamente:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
O consumo cada vez maior de combustíveis fósseis tem levado a um aumento considerável da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, o que acarreta diversos problemas, dentre eles o efeito estufa.
Com relação à molécula de dióxido de carbono, é correto afirmar que:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Considere o trecho de uma reportagem sobre a recente crise hídrica em alguns estados brasileiros:
Cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam o que já é considerada a pior seca em 91 anos, de acordo com um comitê de órgãos do governo federal, que emitiu pela primeira vez na história um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro de 2021. Mas por que tem chovido menos?
De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil:
• O desmatamento da Amazônia;
• O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis;
• O fenômeno natural La Niña
(https://g1.globo.com)
Sobre os fenômenos que explicam a falta de chuvas no Brasil, citados na reportagem, pode-se afirmar que