(ESPM) Observe o texto e os mapas que seguem:
Responsável por 12% das reservas de água doce disponíveis no mundo, o Brasil possui oito principais bacias hidrográficas, distribuídas desigualmente em seu território. Enquanto 70% do volume da água brasileira se concentra na ______________, um volume inferior a 5% das reservas estão na região Nordeste do País. Tal divisão dificulta o acesso nacional à água tratada e exige ainda mais de cada estado nos cuidados com o recurso natural.
Fonte: Governo Federal, 2009.
A bacia hidrográfica que preenche o espaço no texto está representada pela letra:
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(PUCPR) A atmosfera é uma camada de gases que envolve a terra, sua composição em volume é basicamente feita de gás nitrogênio (78%) gás oxigênio (21%) e 1% de outros gases, e a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 100.000Pa. A altitude altera a composição do ar, diminui a concentração de oxigênio, tornando-o menos denso, com mais espaços vazios entre as moléculas; consequentemente, a pressão atmosférica diminui. Essa alteração na quantidade de oxigênio dificulta a respiração, caracterizando o estado clínico conhecido como hipóxia, que causa náuseas, dor de cabeça, fadiga muscular e mental, entre outros sintomas. Em La Paz, na Bolívia, capital mais alta do mundo, situada a 3600 metros acima do nível do mar, a pressão atmosférica é cerca de 60.000Pa e o teor de oxigênio no ar atmosférico é cerca de 40% menor que ao nível do mar. Os 700.000 habitantes dessa região estão acostumados ao ar rarefeito da Cordilheira dos Andes e comumente mascam folhas de coca para atenuar os efeitos da altitude. Em La Paz, a pressão parcial do gás oxigênio, em volume, é aproximadamente de:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(FMP) Considere a soma 0,75 + 1,25 + 1 = 3.
Os números 0,75; 1,25 e 1 configuram a decomposição do número 3 em parcelas diretamente proporcionais a:
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Espelho comprido
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo (youtube)
- Xerox do desenho anexo
- Giz de cera ou lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá levar para a sala de aula um espelho comprido. Oriente as crianças a observarem seu próprio corpo e o corpo de seu colega, expressando oralmente o que estão observando.
- Explore com as crianças os pontos e as linhas existentes no corpo.
- Deixem que eles percebam os pontos do corpo como as narinas, os olhos, verrugas, ou outras marcas que tenham. Mostre também as linhas do corpo como o rosto, pescoço, mãos, articulações, etc.
- Organize as crianças em uma roda e trabalhe a música “Agora eu quero ver - Patati - Patatá”, fazendo os movimentos com o corpo conforme a letra da música. Mostre como se faz e em seguida peça que as crianças a acompanhe.
- Disponível:https://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/agora-eu-quero-ver.html
- Entregue as crianças o desenho impresso. Disponibilize o giz de cera ou o lápis de cor e oriente-as a cobrir o contorno do corpo e depois observar e desenhar o que está faltando.
- Neste momento, lembre as crianças do que deverá ser desenhado, perguntando: “o que está faltando neste desenho? “ o rosto está completo? “não se esqueçam de desenhar o cabelo”, etc.
- Mostre sempre para as crianças as linhas e pontos que estão utilizando para fazer este desenho.
- Deixe as crianças usarem a imaginação e colorir o desenho.
- Fonte: http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/contorno-do-corpo-humano
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/613122936740818910/
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Os satélites sempre fascinaram a humanidade. Desde a antiguidade, as pessoas observam os corpos celestes que vagam pelo céu noturno. Em meados do século XX, durante a Guerra Fria, a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética acelerou a pesquisa e desenvolvimento de satélites artificiais. Hoje em dia, eles são utilizados para diversas finalidades. Enquanto isso, os satélites naturais, nos fascinam com sua beleza e mistérios. Com a chegada da era espacial, a exploração dos satélites naturais se intensificou e novas descobertas estão sendo feitas, como a presença de água em alguns deles, o que abre possibilidades para futuras missões tripuladas.
Qual é a diferença entre um satélite natural e um satélite artificial?
- Física | A. Leis de Newton
Em uma experiência didática, cinco esferas de metal foram presas em um barbante, de forma que a distância entre esferas consecutivas aumentava em progressão aritmética. O barbante foi suspenso e a primeira esfera ficou em contato com o chão. Olhando o barbante de baixo para cima, as distâncias entre as esferas ficavam cada vez maiores. Quando o barbante foi solto, o som das colisões entre duas esferas consecutivas e o solo foi gerado em intervalos de tempo exatamente iguais.
A razão de os intervalos de tempo citados serem iguais é que a