Em meatos de 2018, vereadores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro debateram projetos de lei para proibir o uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais. A ampla utilização desse objeto se deve ao baixo custo da sua produção e à praticidade com a qual esse pequeno tubo cumpre uma função básica: auxiliar a ingestão de um líquido quando é necessário que este se mova em sentido oposto ao da força da gravidade. A proposta discutida sugere que sejam utilizados canudos de outros materiais, como papel, metal ou materiais biodegradáveis.
Ao utilizar o canudo para a sua função básica, o usuário deve
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
(FUVEST 2016 1° FASE) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada.
Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.
Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
- Biologia | 12.6 Populações
(FUVEST) Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950
Esse gráfico mostra que
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
As espécies do gênero Schistosoma que afetam o homem chegaram às Américas durante o tráfico de escravos (S. mansoni) e com os imigrantes orientais e asiáticos (S. haematobium e S. japonicum). Entretanto, apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro de bons hospedeiros intermediários e pelas condições ambientais semelhantes às da região de origem.
NEVES, David Pereira. Parasitologia Humana. 10a ed. São Paulo: Atheneu, 2002. p 175.
Considerando-se as informações apresentadas a respeito da biologia desse parasita, é correto afirmar:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UERN) Analise as afirmativas.
I. O tecido de revestimento dos rins é constituído por células cúbicas simples.
II. Os alvéolos pulmonares apresentam um epitélio pseudoestratificado pavimentoso.
III. O epitélio estratificado pavimentoso ocorre revestindo a cavidade nasal, a traqueia e os brônquios.
IV. O tipo de epitélio da epiderme é o estratificado pavimentoso.
V. O epitélio estratificado de transição ocorre revestindo a bexiga urinária.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Canetinhas coloridas
- Cartolina branca no tamanho aproximado do papel A4 dividida em diferentes tamanhos e formas (círculos, triângulos, quadrados, formas orgânicas, etc).
Desenvolvimento:
1 – Distribuir as canetinhas e as cartolinas.
2 – Pedir às crianças que dividam o espaço da cartolina que receberam em pequenos espaços conforme o modelo a seguir:
3 – Agora cada criança preencherá cada espaço com linhas em posições e cores diferentes conforme os exemplos que seguem:
***Considere cada quadradinho deste como uma das partes do desenho anterior.
4 – Ao final desta atividade o professor poderá colar cada desenho num colorset colorido e fixá-los na parede.
5 – Se achar conveniente, o professor poderá também dar continuidade ao preenchimento das formas sugerindo que com a própria canetinha os alunos preencham alguns dos espaços deixando outros vazios, assim:
Observações:
1 – Este exercício pode ser interessante para abordagem do conceito da linha e da textura no desenho.
2 – Observe como esta técnica simples poderá acompanhar outras iniciativas vinculadas ao desenho! Aqui utilizamos figuras abstratas, mas esta técnica poderá também ser utilizada em preto e branco ou até mesmo como meio de preenchimento de desenhos figurativos realistas. Afinal, tudo que o artista precisa para desenhar sai a partir da linha.