Uma das competições dos X-games são as manobras dos esqueitistas em uma rampa em U. Um atleta de 60 kg parte do repouso de uma altura h de 4 m em relação ao topo da rampa e através do atrito perde 200 J a cada ida e vinda na rampa, conforme ilustração a seguir. No local a gravidade tem valor de g = 10 m/s2.
O número mínimo de idas e vindas que o atleta deve realizar para atingir a base da rampa e não mais ganhar altura é de
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química – eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda –, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Mersey e do Tyne.
LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uniderp) Os esquemas representam as reações químicas catalisadas pelas enzimas presentes no suco entérico.
Organismos heterotróficos, que não produzem seu próprio alimento, dependem de uma série de compostos orgânicos para obter nutrientes e energia. Os nutrientes orgânicos classificam-se basicamente em carboidratos, amidos, sacarose e lactose, em lipídios, óleos e gorduras e em proteínas, além das vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais e a água. Os carboidratos, as proteínas e os lipídios são macronutrientes, por precisarem ser ingeridos em quantidades maiores e as vitaminas e os minerais são micronutrientes, necessários em quantidade menores, mas indispensáveis.
Alguns nutrientes não podem ser aproveitados na forma de como são ingeridos, pois apresentam moléculas grandes, que não podem ser absorvidas pelas células. O aproveitamento desse tipo de nutrientes necessita de sua quebra, a digestão, que pode ser mecânica, na mastigação ou na enzimática. As células do intestino produzem o suco entérico, constituído por uma mistura de enzimas que atuam no final da digestão.
Considerando as informações relacionadas ao processo do sistema digestivo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A molécula de sacarose apresenta os grupos funcionais da classe dos éteres e ácidos carboxílicos.
( ) O suco eutérico que é produzido pelo próprio duodeno é uma enzima que ocorre a quebra de dissacarídeos em monossacarídeos e a quebra dos peptídeos produzindo aminoácidos.
( ) Ao longo do aparelho digestivo existem glândulas que produzem substâncias químicas fortes como ácidos, bases e enzimas.
( ) A alimentação é responsável pela produção de energia. À temperatura constante, a energia obtida é utilizada na forma de trabalho responsável de cada órgão, e a produção das enzimas diminui a energia de ativação, mas não altera a variação de entalpia do sistema.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Escreva, no quadro a seguir, os marcos cronológicos de cada período do Regime Monárquico.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
BROCOS, M. A Redenção de Cam. 1895. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 3 mar. 2021.
O quadro, que “remete à imagística cristã da natividade”, mostra, da esquerda para direita, uma senhora negra, descalça sobre um chão de terra, que ergue as mãos e os olhos aos céus ao lado de uma mulher, provavelmente sua filha, de tom de pele mais claro, que segura seu bebê, branco, no colo e um homem branco à sua direita.
A pintura explicita um movimento iniciado no Brasil que visava o(a)
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Um calorímetro com capacidade térmica de 5,0 cal/°C contém, no seu interior, 130,0g de um líquido à temperatura de 20,6°C. Para determinar o calor específico do líquido, foram introduzidos, no calorímetro, 100,0g de cobre aquecido a uma temperatura de 95,0°C. Considerando-se o calor específico do cobre como sendo 0,09 cal/g°C e sabendo-se que o equilíbrio térmico se estabeleceu a 35,0°C, o calor específico do líquido, em cal/g℃ é igual a