Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:
Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)?
Questões relacionadas
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(Unipê) A inflamação nos rins requer cuidados, pois pode se tornar doença renal crônica. A glomerulonefrite é a inflamação nos glomérulos dos rins, estrutura de grande importância na formação da urina. A inflamação acomete tanto adultos quanto crianças. ”(A INFLAMAÇÃO nos rins..., 2015)
Sobre a fisiologia renal e a infecção retratada no texto, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os capilares glomerulares realizam a filtração do sangue proveniente das artérias renais, rico em oxigênio.
( ) Uma vez que a glomerulonefrite altera as funções renais, pode ocorrer a inibição da secreção de aldosterona e vasopressina produzidas no córtex renal.
( ) Os testes preconizados para o diagnóstico da doença consistem na avaliação da concentração de glicose e aminoácidos no plasma sanguíneo.
( ) A reabsorção de substâncias úteis presentes no filtrado glomerular ocorre de forma ativa pelas células do túbulo contorcido proximal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 09. Botânica
(Ibmecrj) O gráfico abaixo representa a relação entre uma reação que ocorre em alguns seres vivos e a concentração do gás carbônico. De acordo com o gráfico e os dados nele indicados, assinale a alternativa INCORRETA:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Essa tirinha tem como tema a nova ortografia da língua portuguesa e os diversos tipos de linguagem hoje existentes. A situação apresentada no último quadrinho indica que
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIT) A dengue é uma enfermidade de importância mundial que acompanha a humanidade há centenas de anos, sendo, no entanto, negligenciada e sem perspectivas de controle em curto prazo. Inúmeras são as epidemias que ainda ocorrem no mundo e no Brasil. Em 2007, o Estado do Mato Grosso do Sul evidenciou sua maior epidemia de dengue, totalizando 69.378 notificações, sendo que, na Cidade de Campo Grande, foram registrados 44.695 casos, resultando no maior número de casos por habitante já visto em uma capital brasileira, com um caso de dengue para, aproximadamente, 16 habitantes. Na epidemia de dengue, há interferência na economia de países, pois acomete grande número de pessoas, gera hospitalizações e traz prejuízos não apenas à saúde pública, mas também à cadeia produtiva trabalhista. O espectro clínico vai desde um quadro leve, com resolução média em sete dias, até presença de falência hemodinâmica e óbito. Sobre a dengue, pode-se relacionar:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(ACAFE) Laboratório recria coração fóssil de peixe, traça evolução e ajuda medicina
Uma pesquisa coordenada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBIo), em Campinas (SP), em parceria com 12 universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, recriou o coração fóssil de um peixe que existiu entre 113 e 119 milhões de anos e foi encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. A pesquisa iniciada há dez anos foi publicada na revista britânica Elife e pode abrir caminho para o esclarecimento da evolução cardíaca dos fósseis dos animais mais primitivos e auxiliar no futuro na cura de doenças cardíacas em humanos.
Fonte: g1.globo, 20/04/2016
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - Os fósseis são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre espécies diferentes que habitaram o planeta e os seres viventes atuais.
II - Além dos registros fósseis, a Teoria Evolucionista reúne uma série de evidências e provas da evolução das espécies, como os órgãos vestigiais, provas moleculares, embriologia comparada e as analogias e homologias. Como exemplo de homologia, podem ser citadas as asas de insetos e asas de aves.
III - Uma visão evolutiva das espécies estabelece que os animais do subfilo Vertebrata teriam um ancestral comum do qual derivariam as demais classes desse subfilo. Assim, o grau de complexidade dos órgãos e sistemas corporais seria progressivo com o avançar na escala evolutiva, saindo de estruturas mais simples e primitivas nos peixes até atingir estágios de maior complexidade nas aves e mamíferos.
IV - O coração dos peixes é primitivo, em forma de tubo contínuo, com duas cavidades, um átrio e um ventrículo. Assim, o sangue proveniente do corpo, rico em CO2, passa pelas brânquias, onde por difusão realiza as trocas gasosas com a água. O sangue oxigenado, portanto arterial, sai das brânquias e vai até o coração, onde é bombeado para todo o corpo. Esse tipo de circulação é denominada simples e completa.
V - De acordo com a Teoria Sintética, a evolução pode ser elucidada por fatores evolutivos, como por exemplo, as mutações, a recombinação gênica e a seleção natural. Enquanto a mutação e a recombinação aumentam a variabilidade genética nas populações, a seleção natural age na diminuição, visto que indivíduos com genes desfavoráveis à determinada condição ambiental tendem a ser eliminados e junto com eles seus genes.
Todas as afirmações corretas estão em: