Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada do tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis por meio de empregos formais.
ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaio sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
Uma nova característica dos trabalhadores requerida pelas mudanças apresentadas no texto é o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A questão racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo.
Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais, mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente.
Esse é o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.
Octavio Ianni. Dialética das relações sociais.
Estudos avançados, n. 50, 2004.As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de anterioridade e contiguidade são
- Química | 2.8 Radioatividade
A radioatividade de uma substância elementar pode ser medida através de sua meia-vida. Uma amostra de 16 g de césio de massa atômica 137u (Cs-137), após 90 anos, se reduz a 2 g desse radioisótopo.
O período de meia-vida atribuído a esse isótopo é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Vamos nos arrepender daqui um século?
Mãozinhas que deviam estar pegando no lápis ou nos brinquedos pegam no pesado. Aos seis anos, já têm calos do trabalho em lavouras, pedreiras, carvoarias, fábricas, olarias. Em condições insalubres, muitas vezes com riscos de acidente ou de vida. São inúmeros os comprometimentos físicos e psíquicos provocados nas crianças que, em vez de brincar, trabalham.
O trabalho infantil é proibido pela Constituição, Consolidação das Leis do Trabalho e Estatuto da Criança e do Adolescente; setores da sociedade se mobilizam contra ele, mas os números preocupam. No Brasil, quase três milhões de crianças de 5 a 14 anos trabalham, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio), de 1999.
A organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que 250 milhões de crianças trabalham em todo o mundo. A OIT apoia diversos projetos para prevenção e erradicação do trabalho infantil. O certo é que, daqui a um século, quando a humanidade olhar para trás, reconhecerá que o trabalho infantil nos causou grandes danos, tal como a escravidão dos séculos 17 a 19.
ANDREATO, Elifas Andreato Comunicação Visual, Ano 3, n.26, maio 2001. Disponível em: http://[email protected] . Acesso em: 9 out. 2012.
A reportagem é um gênero textual do universo jornalístico. Identifique no texto duas características desse gênero textual.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Antes do seu emprego nas comunicações, as fibras óticas já vinham sendo usadas para a iluminação e inspeção das cavidades do corpo humano, o que possibilitou o desenvolvimento de técnicas diagnósticas como a endoscopia. O fenômeno físico que permite guiar a luz, através de um feixe de fibras flexíveis, por um caminho curvo é a reflexão interna total. Para que esse fenômeno ocorra,
I. a luz deve incidir a partir de um meio de índice de refração mais alto sobre a interface com um meio de índice de refração mais baixo.
II. o ângulo de incidência da luz sobre a interface de separação entre dois meios deve ser tal que o ângulo de refração seja de, no mínimo, 90º
III. a interface de separação entre os meios interno e externo deve ser revestida com um filme refletor.
Está(ão) correta(s)
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(IFCE) Analise os trechos de músicas a seguir levando em consideração as figuras de linguagem.
I. “Não existiria som se não houvesse o silêncio / Não haveria luz se não fosse a escuridão / A vida é mesmo assim / Dia e noite, não e sim.” (Lulu Santos/Nelson Mota)
II. “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Ben Jor)
III. “Mentes tão bem que parece verdade, o que você me fala / Vou acreditando” (Zezé Di Camargo e Luciano)
IV. “Te trago mil rosas roubadas / Pra desculpar minhas mentiras / Minhas mancadas” (Cazuza)
Indica a correspondência correta a alternativa: