Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos.
Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03.2. Os migrantes
Leia o texto e responda à questão.
A população brasileira está cada vez mais concentrada nos grandes centros urbanos.
Essa concentração populacional ocorreu devido à industrialização acelerada da região Sul e principalmente da região Sudeste, onde se concentra mais de 40% da população brasileira.
Em vários municípios do país, a população urbana geralmente é maior do que a população rural. Isso acontece porque a população do interior do país – do campo e das cidades menores – migra para as grandes cidades em busca de oportunidades.
Há um constante deslocamento de moradores da área rural para as cidades, principalmente para os grandes centros urbanos. Esse deslocamento de população da área rural para a urbana se chama êxodo rural.
O êxodo rural acontece, em parte, por causa do processo de modernização agrícola. O uso cada vez mais frequente de máquinas na agricultura acaba diminuindo a necessidade de mão de obra, e parte da população rural, sem emprego, muda-se para os centros urbanos, onde acaba enfrentando sérios problemas, como a falta de moradia. Isso faz com que aumente cada vez mais o número de favelas e cortiços nas cidades.
Adaptado de: Atlas Geográfico Escolar IBGE.2.ed.Rio de Janeiro:IBGE, 2004. p.98.
Observe a imagem a seguir.
Colheita numa plantação de soja em Mato Grosso:
Disponível em:< http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_307950.shtml> Acesso em: 31 jul.2012.
(A) Retire do texto um trecho que explique a cena representada na imagem.
(B) De que forma a situação representada pela imagem contribui para o êxodo rural?
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
26. O livro didático menciona, antes de entrar propriamente na manifestação contemporânea de instalação, o espaço. E quando se fala de espaço logo pensamos na ocupação desse espaço e no conceito de bi e tridimensionalidade. Para melhor entender esses dois conceitos vamos realizar uma atividade de transformação do bidimensional no tridimensional.
A seguir leia e compartilhe o texto:
O que é bidimensional e tridimensional num desenho?
Um desenho, por ser realizado numa superfície plana, é totalmente bidimensional. A tridimensionalidade que o desenhista expressa é produto de séculos de convenção e sedimentação do conceito de linhas de ponto de fuga.
Por ser a representação pictórica uma conseqüência da assimilação de convenções culturais, é possível brincar com as leis que todos aceitam. Fazem isto os fotógrafos escolhendo ângulos inusitados para os seus planos de profundidade e o fazem os desenhistas e pintores rompendo as tradições renascentistas ao brincar com a noção de profundidade.
O artista que aproveitou genialmente as tensões conflituosas presentes na representação pictórica, resultantes da relação entre espaço e superfície plana foi Escher. Ele desde cede se viu confrontado com a situação de conflito que é própria de qualquer representação espacial: três dimensões têm de ser representadas na bidimensionalidade do plano.
Assim, Escher deu expressão ao seu próprio espanto sobre este fato, nas suas “gravuras de conflito”, investigando criticamente as leis da perspectiva, aceites desde a renascença, para a representação do espaço e encontra novas leis que ele ilustra nas suas gravuras de perspectiva.
A sugestão espacial sobre a superfície pode ir tão longe que sobre um plano são sugeridos mundos que não podem existir em três dimensões. A imagem aparece como projeção de um objeto tridimensional sobre uma superfície, porém, é uma figura que não poderia existir no espaço. Nesta categoria da obra de Escher vamos encontrar três grupos de gravuras:
- a) A essência da representação (conflito espaço-superfície);
- b) Perspectiva;
- c) Figuras impossíveis.
Para maiores informações sobre as possibilidades exploratórias da percepção tridimensional num espaço de representação 100% bidimensional, basta pesquisar no Google o verbete Escher, que foi o sobrenome de Maurits Cornelis Esher, para que você se depare com um mundo mágico de pássaros, dragões e répteis nascendo de planos em esboço, adquirindo a tridimensionalidade plena e se transformando em planos novamente, ao emergir no esboço que os criou, completando o ciclo bidimensional-tridimensional-bidimensional.
http://www.blogpaedia.com.br/2008/04/o-que-bidimensional-e-tridimensional.html
Explore esses dois conceitos em conversa sobre o assunto, peça aos alunos que levem imagens para que possam analisar e discutir a respeito e proponha aos alunos que elaborem em dupla, uma escultura feita de cartas de baralho, podendo aproveitar baralhos que estejam incompletos. Para a confecção do trabalho eles poderão usar cola quente para unir as peças que podem ser usadas como superfície plana ou curvadas de acordo com a criatividade. Ao final da execução pode-se colorir a peça com tinta spray.
Combine com a turma uma exposição dos trabalhos no espaço cultural da escola.
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
20. Texto base: Intolerância religiosa é o "novo racismo", alerta ONG Da France Presse, em Londres A intolerância religiosa se tornou uma das principais causas de perseguição das minorias no mundo, segundo o relatório anual da organização não governamental Minority Right Groups International (MRG), divulgado nesta quinta-feira, em Londres. Segundo a ONG, o aumento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas estabeleceram uma pauta crescente de perseguição das minorias religiosas, que devem fazer frente regularmente a ataques, detenções, torturas e restrições de suas liberdades fundamentais em todos os continentes. "A intolerância religiosa é o novo racismo", declarou Mark Lattimer, diretor da MGR. "Muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas são agora perseguidas por causa de sua religião", acrescentou. O relatório sobre o "Estado das Minorias e Povos Indígenas no Mundo 2010" destaca que os muçulmanos nos Estados Unidos e na Europa são das minorias que mais sofreram com o aumento dos controles estatais e as campanhas celebradas por grupos de direita ou de extrema direita. Exemplos Após o atentado fracassado do dia do Natal por um nigeriano em voo procedente de Amsterdã que se dirigia a Detroit (Estados Unidos), as autoridades americanas decidiram controles especiais nos aeroportos para cidadãos de 14 países, 13 deles predominantemente muçulmanos. No Iraque e no Paquistão, dois países que estavam na mira da chamada "guerra contra o terrorismo", lançada pelos Estados Unidos e seus aliados, após os atentados de 11 de setembro de 2001, os ataques co5ntra as minorias religiosas, como os cristãos, também se multiplicaram. Outro problema para as minorias são as leis que, em número cada vez maior de países, obrigam os cidadãos a registrar sua religião. No Egito, por exemplo, o governo exige que todos os documentos de identidade tragam a afiliação religiosa do portador, mas só oferecem como alternativa as três religiões reconhecidas oficialmente: muçulmana, cristã e judaica. O informe destaca que desde 2001 vários países, entre eles Belarus, Sérvia e Uzbequistão, para citar apenas alguns, introduziram ou modificaram leis de registro religioso, o que para Lattimer representa uma forma de os Estados "vigiarem e controlarem as comunidades religiosas". http://www1.folha.uol.com.br/mundo/760473-intolerancia-religiosa-e-o-novo-racismo-alerta-ong.shtml Acesso em 04/12/2010.
Enunciado:
A intolerância religiosa também existiu no processo das Reformas Religiosas.
a) CITE as pessoas que foram perseguidas tanto por católicos como por protestantes e EXPLIQUE o motivo dessa persecução.
b) Apresente uma estratégia utilizada por cada uma das religiões para a doutrinação e combate às heresias.
- catolicismo
- protestantes
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Texto base: Analise a imagem a seguir:
Disponível em: <http://mesapara2.files.wordpress.com/2011/04/carrinho-de-compras.jpg>. Acesso em: 16 out. 2013.
Enunciado:
A) Identifique qual tipo de comércio a imagem retrata.
B) Caracterize esse tipo de comércio expondo vantagens e desvantagens do mesmo.
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(CFT-SC) Analise as proposições abaixo:
I) O tecido conjuntivo tem a função de preencher os espaços entre os órgãos.
II) Os diferentes tipos de tecido epitelial podem se originar dos três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.
III) O tecido adiposo é um tipo de tecido epitelial, podendo ser encontrado nos contornos do corpo, para amortecimento de choques.
IV) O tecido epitelial é formado por células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
Assinale a alternativa correta.