Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Identifique no texto uma afirmação que confirma o espanto de um negro ocupar um cargo de importante.
b) Benedicto afirma que não experimentou um uma situação que pudesse identificar como preconceito no Itamaraty. No entanto ele já sentiu uma reação positiva. Transcreva a parte do texto que afirma essa reação.
c) Você já sofreu preconceito ou já presenciou uma atitude preconceituosa? Comente
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
O caipira ganhou um smartphone em um sorteio. Ao ser questionado sobre o que faria com o prêmio, respondeu: “O fone vai ficá comigo, mas o “ismart” vou dá pra minha muié passa nas unha.
Disponível em: http://www.aecambui.com.br. Acesso em: 20 out. 2021.
A exploração da variação linguística é um elemento que pode provocar situações cômicas. Nesse texto, o tom de humor decorre da incompatibilidade entre
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) “[É] uma coisa bem notável que não haja homens [...] que não sejam capazes de arranjar em conjunto diversas palavras e de compô-las num discurso pelo qual façam entender seus pensamentos; [...] os homens que, tendo nascido surdos e mudos, são desprovidos dos órgãos que servem aos outros para falar, [...] costumam inventar eles próprios alguns sinais, pelos quais se fazem entender por quem, estando comumente com eles, disponha de lazer para aprender a sua língua.”
DESCARTES, R. Discurso do método, V.
A passagem acima informa sobre a relação entre pensamento e linguagem no racionalismo moderno.
Sobre essa relação, pode-se afirmar corretamente que
- História
O rei espanhol Afonso X descreveu, num documento medieval, “o benefício dado pelo senhor a algum homem, porque se tornou seu vassalo e lhe fez homenagem de ser-lhe leal. São duas as suas formas: uma é a outorga, uma vila, ou castelo, ou outra coisa que se constitua um bem de raiz; a outra é o chamado “de câmara”; este se faz quando o rei doa dinheiro a algum vassalo seu”.
apud PEDRERO-SÁNCHEZ, 2000, p. 97, 98.
À qual instituição, fundamental ao regime feudal europeu, o documento se refere?
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.
ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.No romance Grande sertão, o protagonista Riobaldo narra sua trajetória de jagunço. A leitura do trecho permite identificar que o desabafo de Riobaldo se aproxima de um(a)