A monoaminoxidase (MAO) é uma enzima encontrada no sistema nervoso. Ela é responsável por inativar o excesso de alguns neurotransmissores, como serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina. Sabe-se que uma das causas da depressão é a deficiência desses neurotransmissores, o que prejudica a comunicação entre os neurônios. Os antidepressivos conhecidos como IMAOs, fármacos inibidores da monoaminoxidase, permitem o acúmulo dessas substâncias dentro e fora do neurônio, conforme o esquema a seguir:
De acordo com o esquema apresentado, os fármacos IMAOs atuam por meio da
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Conjuga los verbos entre paréntesis en el condicional, para completar el texto.
Si tuviéramos una bola de cristal para decirnos lo que nos espera en el futuro, la palabra ‘arrepentimiento’ probablemente no ___________(existir) dentro del vocabulario humano. Si fuera posible tener una perspectiva futura sobre todo lo que hagamos en el presente, no ______________ (tomar) malas decisiones ni ___________ (perder) oportunidades para el crecimiento y el éxito – no nos _________________ (arrepentirse) de nada.
Disponible en: <http://www.redes-sociales.com/2014/02/11/como-predecir-el-futuro-con-la-monitorizacion-de-las-redes-sociales/comment-page-1/#comment-244392.>. Acceso el: 23 mar. 2014. (Fragmento)
- Filosofia | 3. Medieval
(ENEM 2012)
TEXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.
BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).
TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha”.
GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).
Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que
- Literatura
(UNIFESP) Predomina neste movimento uma tônica mais cosmopolita, intimamente ligada às modas literárias da Europa, desejando pertencer ao mesmo passado cultural e seguir os mesmos modelos, o que permitiu incorporar os produtos intelectuais da colônia inculta ao universo das formas superiores de expressão. Ao lado disso, tal movimento continuou os esboços particularistas que vinham do passado local, dando importância relevante tanto ao índio e ao contato de culturas, quanto à descrição da natureza, mesmo que fosse em termos clássicos.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
Tal comentário refere-se ao seguinte movimento literário brasileiro:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Qué cualidades consideras importantes para definir los siguientes profesionales? (Utiliza: Hay que ser..., tener...)
(A) ¿Un médico? ___________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
(B) ¿Un profesor? __________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
(C) ¿Un presidente de la nación? ______________________________________________________
________________________________________________________________________________
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UFU) O discurso sobre a formação da identidade nacional brasileira tem como uma de suas vertentes o estudo das consequências do encontro de três matrizes étnicas: o negro, o europeu (branco) e o indígena. Em meio a este debate, e contrariando as teorias raciais, elaborou-se uma tese conhecida como “democracia racial”, caracterizada por