Um paisagista, responsável por um projeto de ornamentação de um jardim público, necessitou de uma espécie vegetal com as seguintes características: planta herbácea, caule do tipo rizoma, flores de pétalas cor-de-rosa e de fácil propagação por semente ou brotação.
Tais características permitem identificar o vegetal usado no projeto como sendo uma
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Aparelho de som
- CD – com músicas de Baião.
- Papel canson formato A4
- Lápis de cor
- Lápis de cera
- Canetinha
PROCEDIMENTOS
- O professor levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos
sobre essa linguagem, realizando e registrando na lousa as seguintes perguntas:
- .Vocês já assistiram a um espetáculo de dança?
- . O que é dança?
- . Onde as pessoas costumam dançar?
- . Para que dançamos?
- . Quem dança ou pode dançar?
- . Vocês sabem o nome de dançarinos ou coreógrafos?
- . Quais são as danças que vocês conhecem?
- . O que é preciso para haver dança?
- . O que movemos quando dançamos?
- . Como nos movemos?
- . Onde nos movemos?
- O professor propõe que as crianças assistam algumas danças da nossa cultura: xaxado, xote,
baião, dando as seguintes orientações: durante a apreciação das danças, observem e
identifiquem quem dança (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam
(os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece (se é na
rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão
vestidas (figurino), o que tem nesse lugar onde a dança acontece (cenário), como os
dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando?
Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=bvLSxUg8-jA
http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc
http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo
http://www.youtube.com/watch?v=lQvPi2S3aas&feature=fvst
- As crianças expressam o que percebem durante a apreciação das danças. O professor deverá
registrar as ideias, sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. Durante a conversa, deverá
ampliar os conhecimentos das crianças, trazendo informações sobre a diversidade de danças
existentes em nosso país, destacando Brasil como um país com grande diversidade de danças
e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do estado, do Brasil e do mundo que se
dedicaram e se dedicam ao estudo da dança como, por exemplo, o coreógrafo e dançarino
que viveu na metade deste século na Hungria, Rodolfo Laban, autor do livro Dança Educativa
Moderna, a professora doutora Isabel A. Marques, pioneira no Brasil na sistematização e
pesquisa na área de ensino de dança, a qual assessorou o MEC e a UNESCO na redação de
documentos para a introdução da dança no currículo escolar do Brasil e na América Latina.
- Além disso é possível discutir e desmistificar o preconceito que ainda existe em relação à
dança como algo apenas de mulher, inferior a outros conhecimentos ao ponto de ser tratada
na escola como atividade festiva, como se esta linguagem não tivesse um conteúdo próprio
para ser aprendida na escola.
- O professor vai trabalhar com as crianças o Baião. O professor vai ler o texto e em seguida
perguntar : O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? Quem inventou? Ao
olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos?
"Baião Histórico: Segundo muitos pesquisadores a origem desta dança e música esta ligada ao
Fado ,dança muito comum em Portugal, além de apresentar elementos da cultura
africana. Alguns pesquisadores classificam o Baião como uma transformação de um tipo de
Samba, que aos poucos foi se adaptando ao gosto e vida do povo do Sertão ,muito diferentes
do povo do Litoral .A Dança também era conhecida como Baiano, possivelmente por ter se
originado, ou ter sido muito difundida no interior da Bahia, esta dança já era muito
conhecida no Maranhão ,Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e
Bahia, possuindo grande variedade de coreografias . A dança não era executada pelo o povo
nas ruas, era apenas utilizada em ocasiões de festejos Sociais como
batizados, aniversários ,casamentos, dentre outros. O Baião tanto a Dança como a Música
abrange duas fases ,a mais antiga onde surge o Baião no Nordeste, e posteriormente durante
o século XIX muito difundido no Brasil a partir de 1946 com Luiz Gonzaga, "o rei do baião".
- Dança e Música e Instrumentos Musicais: A coreografia do Baião não é de passos
determinados, ela consiste basicamente no improviso dos movimentos, isto também se aplica
as letras das musicas ,onde a marca principal é o improviso dos cantores, inspirados nas
circunstâncias. Na Dança formam-se pares ,homens com mulheres estes pares podem a vir ou
não a se desfazer durante o desenrolar da festa, não existe uma norma para a formação do
par ,ficando de livre escolha, podendo muitas vezes na falta de com quem dançar, dançar
com crianças, sozinho ou mulher com outra mulher. A quantidade de Músicos pode variar
bastante ,são predominante em número de três os chamados "Trio de
Forró"(Sanfona, Triângulo, Zabumba), mas ocasionalmente este número pode cair para dois
ou até mesmo um .Os instrumentos são basicamente: Sanfona, Triângulo ,Zabumba, podendo
ainda fazer parte a Rabeca ,Pandeiro e Agogô."
Fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/
- Depois da conversa com as crianças sobre o Baião, o professor vai propor à turma que façam
um desenho sobre a história do Baião.
- O professor vai distribuir as folhas para as crianças. Deixar as crianças fazerem os desenhos
livremente. Peça as crianças para observarem os passos, as roupas, os ritmos etc , que foram
apresentado durante a dança ( nos vídeos).
- O professor poderá colocar uma música de baião, (som ambiente) para inspirar as crianças.
- Incentive os alunos a colorir usando cores fortes, igual as pinturas de Matisse.
- Com a ajuda das crianças, monte uma exposição na sala de aula.
- Vai ser uma atividade muito alegre !
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2017 LIBRAS)
BENETT. Gazeta do Povo, 12 fev. 2015.
As tirinhas têm como característica básica a crítica a fatos e comportamentos contemporâneos. Considerando os elementos verbais e não verbais que compõem essa tirinha, observa-se uma crítica ao(à):
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST 2019 1° FASE) Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos (30% da produção total no planeta) é perdido em dois processos: o desperdício que se relaciona ao descarte de alimentos em bom estado e a perda ao longo da cadeia produtiva. O desperdício representa 46% e é muito maior nas regiões mais ricas. As perdas relativas ao circuito de produção representam 54% do total e são maiores nos países em desenvolvimento.
https://nacoesunidas.org/fao‐30‐de‐toda‐a‐comida‐produzida‐no‐mundo‐vai‐parar‐no‐lixo. Adaptado.
Percentual de pessoas em estado de insegurança alimentar grave*
Local
2017
África
29,8%
América Latina
9,8%
Ásia
6,9%
América Setentrional e Europa
1,4%
Mundo
10,2%
FAO. El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo. 2018.Adaptado.
*pessoa que está sem alimento e/ou que ficou um dia todo sem comer várias vezes ao ano.
Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Como os gêneros são históricos e muitas vezes estão ligados às tecnologias, eles permitem que surjam novidades nesse campo, mas são novidades com algum gosto do conhecido. Observem-se as respectivas tecnologias e alguns de seus gêneros: telegrama; telefonema; entrevista televisiva; entrevista radiofônica; roteiro cinematográfico e muitos outros que foram surgindo com tecnologias específicas. Neste sentido, é claro que a tecnologia da computação, por oferecer uma nova perspectiva de uso da escrita num meio eletrônico muito maleável, traz mais possibilidades de inovação.
MARCUSCHI, L. A. Disponível em: www.progesp.ufba.br. Acesso em: 23 jul. 2012 (fragmento).
O avanço das tecnologias de comunicação e informação fez, nas últimas décadas, com que surgissem novos gêneros textuais. Esses novos gêneros, contudo, não são totalmente originais, pois eles inovam em alguns pontos, mas remetem a outros gêneros textuais preexistentes, como ocorre no seguinte caso:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Textos para a questão. FRAGMENTO 1
Cicloviagem à Volta da Chapada Diamantina,
sendo quase que total por terra e single track por Vivi Mar Dia 1 — Dia de retas, terra, pouquíssimo asfalto e muuuito sol.
— Trajeto: Mucugê 3 Guiné 3 Acampamento muquiado na estrada.
— Distância do dia: 50 km.
— Jantar: Preparamos um bacalhau com arroz e azeitonas.
— Tínhamos energia e disposição pra pedalar muito mais, mas resolvemos acampar
desviando um pouco da estrada num local entocado que estava na sombra. Deduzimos quehk
o pôr do sol seria maravilhoso dali. E foi. O sol desceu avermelhado deixando as paredes
rochosas num tom laranja. Um espetáculo à parte.
[...][registros dos 6 dias seguintes da viagem]
Saldo final:
— Pneu furado: Zero (não me lembro de nenhum ter furado, rs, se alguém lembrar me
corrige, rs)
— Bagageiro quebrado: 2
— Gastos com comida em 7 dias de cicloviagem: 87,00
— Gastos com bebidas durante a cicloviagem (suco, coco e breja): 28,00 Disponível em: <www.mochileiros.com/> e em <https://goo.gl/Gtk0t3>.
Acesso em: 5 abr. 2017. FRAGMENTO 2 Chapada Diamantina São dezenas de atrativos naturais que garantem diversão para todas as idades. Veja abaixo os principais atrativos, divididos por cidade. [...] MUCUGÊ Parque Municipal de Mucugê, Projeto Sempre-Viva e Rio Tiburtino Situado no Parque Municipal de Mucugê, o Projeto Sempre-Viva foi criado para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima. O Parque é considerado a principal atração do município, com opções de turismo pedagógico, cultural e de aventura. Nele é possível conhecer um trecho da Estrada Real, visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, que oferece rapel e tirolesa. Disponível em: <www.guiachapadadiamantina.com.br/conheca-os-atrativos-mais-visitadose-as-belezas-de-cada-cidade/> e em <https://goo.gl/msKAnb>. Acesso em: 5 abr. 2017.
Enunciado:
A linguagem do fragmento 1 é bastante informal, pois, além de expressões e recursos gráficos que são comuns nas redes sociais, a autora emprega gírias.
Pelo contexto, o adjetivo muquiado, utilizado no início do fragmento 1, poderia ser substituído, sem alteração de significado, por: