O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto base: Leia o texto a seguir para responder à questão. 7.136 votos 6.620 comentários Avalie essa receita Enviada por Tudo Gostoso Tempo de preparo: 1h00min Rendimento: 8 porções Imprimir receita Conversão de medidas Imprimir lista de compras Enviar receita por e-mail INGREDIENTES 1/2 xícara (chá) de óleo 3 cenouras médias raladas 4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Cobertura: 1 colher (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado 1 xícara (chá) de açúcar Se desejar uma cobertura molinha, coloque 5 colheres de leite. MODO DE PREPARO Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos. Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento. Esse é misturado lentamente com uma colher. Asse em forno pré-aquecido (180 ºC) por 40 minutos. Para a Cobertura: Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo. Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele. Informações Adicionais Você poderá seguir o vídeo ou a receita escrita; o resultado será perfeito dos 2 modos. Utilize cerca de 250g de cenoura para o bolo não solar. Imprimir receita Conversão de medidas Imprimir lista de compras Enviar receita por e-mail Disponível em: http://www.tudogostoso.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html. Acesso em: 24 nov. 2013.
Enunciado:
O leitor lê receitas culinárias com o objetivo de
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
Os elevados custos da energia, aliados à conscientização da necessidade de reduzir o aquecimento global, fazem ressurgir antigos projetos, como é o caso do fogão solar. Utilizando as propriedades reflexivas de um espelho esférico côncavo, devidamente orientado para o Sol, é possível produzir aquecimento suficiente para cozinhar ou fritar alimentos. Suponha que um desses fogões seja constituído de um espelho esférico côncavo ideal e que, num dado momento, tenha seu eixo principal alinhado com o Sol.
Na figura, P1 a P5 representam cinco posições igualmente espaçadas sobre o eixo principal do espelho, nas quais uma pequena frigideira pode ser colocada. P1 coincide com o centro de curvatura do espelho. Considerando que o aquecimento em cada posição dependa exclusivamente da quantidade de raios de luz refletidos pelo espelho que atinja a frigideira, a maior temperatura que a frigideira pode atingir ocorre quando a mesma está posicionada
- Física | 4.3 Refração da Luz
Em uma aula de laboratório de física, utilizando-se o arranjo experimental esquematizado na figura, foi medido o índice de refração de um material sintético chamado poliestireno. Nessa experiência, radiação eletromagnética, proveniente de um gerador de micro-ondas, propaga-se no ar e incide perpendicularmente em um dos lados de um bloco de poliestireno, cuja seção reta é um triângulo retângulo, que tem um dos ângulos medindo 25o, conforme a figura. Um detetor de micro-ondas indica que a radiação eletromagnética sai do bloco propagando-se no ar em uma direção que forma um ângulo de 15o com a de incidência.
A partir desse resultado, conclui-se que o índice de refração do poliestireno em relação ao ar para essa micro-onda é, aproximadamente,
Note e adote:
-> Índice de refração do ar: 1,0
-> sen 15º ≈ 0,3
-> sen 25º ≈ 0,4
-> sen 40º ≈ 0,6
- Química | B. Equilíbrio Iônico
A incorporação de saberes e de tecnologias populares como, por exemplo, a obtenção do sabão de cinzas, a partir de uma mistura de lixívia de madeira queimada com grandes quantidades de gordura animal sob aquecimento, demonstra que já se sabia como controlar uma reação química, cuja finalidade, neste caso, era produzir sabão.
De acordo com o conhecimento químico, o sabão de cinzas se forma mediante a ocorrência de reações químicas entre a potassa, que é obtida das cinzas, e a gordura animal. A palavra potassa é usada em geral para indicar o carbonato de potássio (K2CO3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise.
Disponível em: www.if.ufrgs.br. Acesso em 21 set. 2012 (adaptado).
A hidrólise da potassa é condição necessária para a saponificação por
- Física | 3.5 Gases
(FUVEST 2016 1° FASE) Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da garrafa, como ilustra a figura. Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27 oC. O volume de ar na garrafa é igual a 600 cm3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3 cm2.
Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1 oC de aumento da temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamente
Note e adote:
-> 0 oC = 273 K
-> Considere o ar da garrafa como um gás ideal.