Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil-benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente.
Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
National Geographic News
Christine Dell’Amore
Published April 26, 2010
Our bodies produce a small steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the “incredible painkiller” — and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.
Disponível em: www.nationalgeographic.com. Acesso em: 27 jul. 2010.
Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UFPA) Griffith, em 1928, em experimentos realizados com linhagens da bactéria Streptococus pneumoniae, conforme ilustra a figura abaixo, demonstrou que
I. uma linhagem (S) é letal quando inoculada em camundongos (a) enquanto que outra linhagem (R) é um tipo mutante não letal (b)
II. bactérias (S) são encapsuladas com polissacarídeos, que não estão presentes nas bactérias (R)
III. bactérias (S) quando mortas pelo calor não provocavam morte nos camundongos (c). No entanto, uma mistura de bactérias (S) mortas pelo calor e bactérias (R) vivas provocava a morte dos camundongos (d) Além disso, as células vivas recuperadas dos camundongos mortos geravam colônias (S) que eram letais em injeção subsequente.
Com base nos conhecimentos atuais sobre biologia molecular, a alternativa correta para a descrição do processo de transformação representado acima é:
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(UPF) Em decisão de grande repercussão mundial, o Reino Unido opta pela saída da União Europeia. Sobre esse fato, é correto afirmar:
- Física | A. Escalar
(UEFS) Durante a etapa inicial da frenagem de um veículo, a desaceleração média deve ficar entre 1,0 e 3,0 m/s². Frenagens com valores superiores aos dessa faixa podem causar problemas aos ocupantes do veículo, que, se estiverem em pé ou sentados sem o cinto de segurança, podem ser arremessados ou perder o equilíbrio. (FUKUI, 2009, p. 80).
Nesse contexto e desprezando-se o tempo de reação do motorista, o tempo mínimo necessário para parar um veículo que se desloca com velocidade linear de 80,0 km/h, em uma frenagem brusca, sem causar danos aos ocupantes, é aproximadamente igual, em s, a
- Física | A. Leis de Newton
Um avião voa numa trajetória retilínea e horizontal próximo à superfície da Terra. No interior da aeronave, uma maleta está apoiada no chão. O coeficiente de atrito estático entre a maleta e o chão do avião é μ e a aceleração da gravidade no local do voo é g. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmativas:
1. Se a maleta não se mover em relação ao chão do avião, então um passageiro pode concluir corretamente, sem acesso a qualquer outra informação, que o avião está se deslocando com velocidade constante em relação ao solo.
2. Se o avião for acelerado com uma aceleração superior a μg, então o passageiro verá a maleta se mover para trás do avião, enquanto um observador externo ao avião, em repouso em relação à superfície da Terra, verá a maleta se mover no mesmo sentido em que o avião se desloca.
3. Para um mesmo valor da aceleração da aeronave em relação à Terra, com módulo maior que μg, maletas feitas de mesmo material e mesmo tamanho, mas com massas diferentes, escorregarão no interior do avião com o mesmo valor da aceleração em relação ao chão da aeronave.
Assinale a alternativa correta.