Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.
Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.
Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?
Questões relacionadas
- História
Com o cultivo da cana-de-açúcar, no seu período colonial, o Brasil passou a receber grande contingente de escravos africanos. A implantação desse trabalho escravo deveu-se
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Espelho comprido
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo (youtube)
- Xerox do desenho anexo
- Giz de cera ou lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá levar para a sala de aula um espelho comprido. Oriente as crianças a observarem seu próprio corpo e o corpo de seu colega, expressando oralmente o que estão observando.
- Explore com as crianças os pontos e as linhas existentes no corpo.
- Deixem que eles percebam os pontos do corpo como as narinas, os olhos, verrugas, ou outras marcas que tenham. Mostre também as linhas do corpo como o rosto, pescoço, mãos, articulações, etc.
- Organize as crianças em uma roda e trabalhe a música “Agora eu quero ver - Patati - Patatá”, fazendo os movimentos com o corpo conforme a letra da música. Mostre como se faz e em seguida peça que as crianças a acompanhe.
- Disponível:https://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/agora-eu-quero-ver.html
- Entregue as crianças o desenho impresso. Disponibilize o giz de cera ou o lápis de cor e oriente-as a cobrir o contorno do corpo e depois observar e desenhar o que está faltando.
- Neste momento, lembre as crianças do que deverá ser desenhado, perguntando: “o que está faltando neste desenho? “ o rosto está completo? “não se esqueçam de desenhar o cabelo”, etc.
- Mostre sempre para as crianças as linhas e pontos que estão utilizando para fazer este desenho.
- Deixe as crianças usarem a imaginação e colorir o desenho.
- Fonte: http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/contorno-do-corpo-humano
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/613122936740818910/
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UEFS)
A figura mostra algumas das linhas de força de um campo elétrico uniforme com intensidade de 1,0. 104N/C. Uma partícula com carga elétrica de 1,0μC, abandonada em repouso no ponto A, passa pelo ponto B com energia potencial elétrica de 1,0. 10-4 J. Admitindo-se que a partícula se encontra sob ação exclusiva do campo elétrico, o potencial elétrico do ponto A, em kV, é igual a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
26. Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejadas todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.
Fonte: Instituto AKATU
Compare 3 materiais que levam mais tempo para degradação na natureza, com 3 que levam menos tempo e explique essa diferença.
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Leia o fragmento texto. A África não poder ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. Nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais importantes patrimônios do nosso continente. Quando mencionamos essas mestiçagens, falamos com algum receio, como se o produto híbrido fosse alguma coisa menos pura. Mas não existe pureza quando se fala da espécie humana. Dizem que não há economia atual que não se alicerce em trocas. Pois não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma [...]. COUTO, Mia. Meu nome é África. Casa das Áfricas, 14 nov. 2003. Disponível em:< http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/561909 >Acesso em: 10 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Mia Couto reforça em seu texto a necessidade de