Um líquido ferve quando a pressão de vapor do mesmo torna se igual a pressão atmosférica local. A igualdade dessas duas pressões acontece em uma dada temperatura a qual será chamada de temperatura de ebulição. Um estudante residente na cidade de Brasília mediu a temperatura de ebulição da água na sua cidade e percebeu que a mesma ferveu a uma temperatura de 90°C.
Ao observar a curva da pressão de vapor da água em função da temperatura pode entender que ele reside em uma cidade
Questões relacionadas
- História | 6.12 Nazifascismo
(UPE) Observe a gravura seguinte.
Leia atentamente o texto a seguir:
Para alguns, o sobrenome Levy na lista telefônica ainda é numeroso demais. Paul Riche, no jornal Au Pilori, advoga a eliminação total dos judeus, sem ambiguidade: “Morte ao judeu! Morte à vilania, à duplicidade, à esperteza judaica! Morte ao argumento judaico! Morte à usura judaica! Morte à demagogia judaica! Morte a tudo que é falso, feio, sujo, repugnante, negroide, mestiço, judeu! Este é o último recurso dos homens brancos perseguidos, roubados, pilhados, assassinados pelos semitas e que ainda encontram forças para se libertarem dessa abominável opressão.
...Morte! Morte ao judeu! Sim. Repetimos. Repetimos! Morte! M.O.R.T.E. AO JUDEU! Aqui! O judeu não é um homem. É uma besta malcheirosa. As pessoas se livram dos piolhos. Combatem as epidemias. Lutam contra as invasões microbianas. Defendem-se contra o mal, contra a morte – portanto, contra os judeus.”
(Do Jornal Au Pilori. 14 de março de 1941. In. FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Editora Ática, 1997. p. 144).
“Judeus não são bem-vindos aqui!” diz, em tradução livre, a ilustração antissemita que se encontra em um livro infantil publicado na Alemanha, em 1936. A matéria de jornal citada, publicada em Paris, em 1941, reproduz o mesmo discurso nazista da imagem. Os danos causados pelos poderes que se tornam fora de controle e fora de equilíbrio racional e emocional geram sementes que se espalham e se difundem, podendo até criar “monstros”, como o do caso do atentado na Bélgica, que matou 76 inocentes, em julho próximo passado.
Essa ideia, presente no cartaz e no texto, permanece, embora em outra dimensão, contribuindo para a violência global.
Analise as sentenças a seguir que tratam sobre esta afirmação:
I. Expressões ideológicas seculares foram substituídas por formulações ideológicas democráticas e humanistas, embora violentas.
II. O presidente Bush, dando continuidade à política de Reagan, alimentou um “dualismo cósmico” entre as nações do bem, lideradas pelos Estados Unidos, e as forças do mal, referindo-se aos regimes islâmicos do Oriente Médio.
III. Ressentimentos gerados globalmente flutuam no espaço global tão facilmente quanto as finanças ou a última moda de música e roupa.
IV. O encontro entre mensagens e ouvintes é dificultado em um planeta transformado em um mosaico de diáspora étnica e religiosa.
V. Num círculo vicioso de ódio e preconceito, os “mentores” persuadem o imaginário coletivo do Ocidente, transferindo o preconceito alimentado contra os judeus para os islâmicos e os árabes.
Estão corretas:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
As primeiras escolas no Brasil surgiram quando os portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, no ano de 1500, encontrando vários grupos indígenas. Observando esses grupos indígenas, os portugueses perceberam que os mais velhos ensinavam as crianças a pescar, caçar, coletar frutos, construir barcos e tudo o que eles precisavam saber para viver. Alguns anos depois, padres jesuítas foram enviados pelo Reino de Portugal e fundaram as primeiras escolas no Brasil.
As primeiras escolas fundadas no Brasil pelos jesuítas tinham como objetivo
- Matemática
Uma escada de 10 metros de comprimento está apoiada em uma parede que forma um ângulo de 90 graus com o chão. Sabendo que o ângulo entre a escada e a parede é de 30 graus, é correto afirmar que o comprimento da escada corresponde, da distância x do “pé da escada” até a parede em que ela está apoiada, a:
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
Considere as frações 1/n e 1/p, com n e p sendo números irracionais. Sobre o resultado da soma 1/n + 1/p afirma-se que pode ser:
I. inteiro não nulo;
II. racional não inteiro;
III. irracional;
IV. zero;
V. imaginário puro.
É correto apenas o que está contido em
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
Fonte: História Ilustrada do Nazismo – Segunda Parte. 1ª edição brasileira:2009. Larousse. P. 111.
Na figura caricatural colocada na entrada de uma taverna na Prússia pode-se ler “Os judeus não sem bem-vindos”. Este era apenas um dos ideais do nazismo de Hitler.
Considere as afirmativas sobre os princípios do Nazismo:
I - Ao apropriar-se das idéias antissemitas, passou a apontar o elemento judeu como uma “raça” inferior e responsável por todas as desgraças e problemas do povo alemão.
II - A propaganda foi um dos principais instrumentos para despertar no povo alemão a aversão aos inimigos, dentre eles judeus, ciganos e comunistas.
III - Apesar de nos seus discursos Hitler enaltecer e valorizar o trabalhador, na prática ele adotava medidas violentas contra os sindicatos e seus líderes.
IV - Acreditando na supremacia da “raça” alemã, Hitler defendia a Teoria do Espaço Vital, justificando a necessidade da Alemanha reparar as humilhações e perdas impostas pelo Tratado de Versalhes.
É CORRETO o que se afirma em: