(FGV) O Homo sapiens apresenta parentesco evolutivo com os macacos da superfamília Hominoidea. Esses macacos não possuem cauda e são rotulados como antropoides devido a diversas semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares com a espécie humana. No entanto, as diferenças anatômicas entre o H. sapiens e os demais hominoideos são evidentes.
Por exemplo, em comparação aos humanos, os demais hominoideos apresentam
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UESB) A Óptica é uma ciência antiga, que surgiu no momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos. Considerando-se que o olho humano é um sistema óptico formador de imagens e apresenta seu funcionamento baseado no trabalho em conjunto de várias estruturas, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Para corrigir a miopia, devem ser usados óculos com lentes esféricas divergentes, fazendo com que o cristalino se aproxime da retina.
( ) Nos meios heterogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.
( ) Ao se colocar um objeto real a uma distância de 6,0 cm do centro óptico de uma lente biconvexa de distância focal 4,0 cm, a distância entre esse objeto e sua imagem é de 18,0 cm.
( ) Em um olho normal, a imagem de um objeto distante se forma na retina, com os músculos ciliares relaxados e com o cristalino trabalhando com sua maior distância focal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões.
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I é uma notícia que aborda a falta de água no mundo. Releia com atenção os trechos sublinhados e explique o efeito que essas informações provocam no leitor.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(EBMSP) Em certos órgãos, o fluxo sanguíneo serve a outros propósitos além do fornecimento de nutrientes e remoção de resíduos. Na pele, por exemplo, o fluxo sanguíneo influencia a perda de calor, o que ajuda a controlar a temperatura corporal. A distribuição de quantidades apropriadas de sangue para os rins permite que esses possam excretar, rapidamente, os resíduos produzidos pelo corpo.
GUYTON & HALL. Fundamentos de Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 116.
A circulação de sangue pelo corpo responde por uma miríade de funções orgânicas. Com base nesse fato e nos conhecimentos sobre fisiologia, é possível afirmar:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UNIT) As parasitoses intestinais estão intimamente relacionadas às condições sanitárias e representam um importante problema de saúde pública nos países subdesenvolvidos. As crianças são as mais acometidas, podendo a maior prevalência de parasitas intestinais levar a déficit nutricional e do crescimento pôndero-estatural.
A tabela a seguir apresenta a prevalência de enteroparasitoses em crianças frequentadoras de creche no município de Aracaju, em 2003.
(GURGEL, 2005)
De acordo com as informações contidas nesse trabalho, é correto afirmar que as crianças podem estar infectadas com exemplares de endoparasitas, tais como os listados nos itens, exceto:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A peteca tem história
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram os indígenas brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pedras amarrada a uma espiga de milho que chamavam de peteca, que em tupi significa “bater”.
Alguns séculos depois, nos Jogos Olímpicos de 1920, realizados na Bélgica, os atletas brasileiros levaram a peteca para se divertir nos intervalos das competições. Atletas e técnicos de outros países ficaram encantados com a novidade e queriam de todo jeito conhecer suas regras. O chefe da delegação brasileira teve de explicar que esse jogo ainda não tinha regras.
Adaptado de: Cristina Von. A história do brinquedo. São Paulo: Alegro, 2001.
Há algumas brincadeiras que não têm regras definidas, como brincar de casinha e de carrinho. No entanto, existem outras que precisam de regras.
a) Qual a situação em que é necessário estabelecer as regras?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Escreva a importância da existência das regras.
______________________________________________________________________________________