Tendo em vista a abrangência do inglês no contexto global, a falha na comunicação evidenciada nesse diálogo é gerada pelo fato de que os interlocutores
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Mito, na acepção aqui empregada, não significa mentira, falsidade ou mistificação. Tomo de empréstimo a formulação de Hans Blumenberg do mito político como um processo contínuo de trabalho de uma narrativa que responde a uma necessidade prática de uma sociedade em determinado período. Narrativa simbólica que é, o mito político coloca em suspenso o problema da verdade. Seu discurso não pretende ter validade factual, mas também não pode ser percebido como mentira (do contrário, não seria mito). O mito político confere um sentido às 1circunstâncias que envolvem os indivíduos: ao 2fazê‐los ver sua condição presente como parte de uma história em curso, ajuda a compreender e suportar o mundo 3em 4que vivem.
ENGELKE, Antonio. O anjo redentor. Piauí, ago. 2018, ed. 143, p. 24.
(FUVEST 2019 1° FASE) Sobre o sujeito da oração “em que vivem” (ref. 3), é correto afirmar:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Os átomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e os nêutrons estão localizados no núcleo enquanto que os elétrons circundam o átomo na eletrosfera. A tabela abaixo apresenta a quantidade de partículas que formam os elementos F, Mg e Fe.
Elemento
Prótons
Nêutrons
Elétrons
Massa
F
9
9
19
Mg
12
12
24
Fe
26
30
56
Em relação ao número de nêutrons, prótons e elétrons, os valores que completam corretamente a tabela são, respectivamente, - Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) “Quando examinamos os indivíduos da mesma variedade ou subvariedade de nossos vegetais e animais cultivados e criados desde os tempos mais remotos, um aspecto que nos chama a atenção é que eles geralmente diferem muito mais entre si do que o que se observa entre os indivíduos de qualquer espécie em estado selvagem. ” (Darwin, 1985, p. 47).
Embora essa constatação instigasse Darwin a diversos questionamentos e interpretações, uma explicação razoável e coerente com as suas idéias sobre a origem das espécie é
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST)
Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfico ao lado, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Uma tuiteratura?
As novidades sobre o Twitter já não cabem em 140 toques. Informações vindas dos EUA dão conta de que a marca de 100 milhões de adeptos acaba de ser alcançada e que a biblioteca do Congresso, um dos principais templos da palavra impressa, vai guardar em seu arquivo todos os tweets, ou seja, as mensagens do microblog. No Brasil o fenômeno não chega a tanto, mas já somos o segundo país com o maior número de tuiteiros. Também aqui o Twitter está sendo aceito em territórios antes exclusivos do papel. A própria Academia Brasileira de Letras abriu um concurso de microcontos para textos com apenas 140 caracteres. Também se fala das possibilidades literárias desse meio que se caracteriza pela concisão. Já há até um neologismo, “tuiteratura”, para indicar os “enunciados telegráficos com criações originais, citações ou resumos de obras impressas”. Por ora, pergunto como se estivesse tuitando: querer fazer literatura com palavras de menos não é pretensão demais?
VENTURA, Z. O Globo, 17 abr. 2010 (adaptado).
As novas tecnologias estão presentes na sociedade moderna, transformando a comunicação por meio de inovadoras linguagens. O texto de Zuenir Ventura mostra que o Twitter tem sido acessado por um número cada vez maior de internautas e já se insere até na literatura. Neste contexto de inovações linguísticas, a linguagem do Twitter apresenta como característica relevante: