Com o objetivo de proporcionar aroma e sabor a diversos alimentos, a indústria alimentícia se utiliza de flavorizantes. Em geral, essas substâncias são ésteres, como as apresentadas no quadro.
O aroma do flavorizante derivado do ácido etanoico e que apresenta cadeia carbônica saturada é de
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Los niños de nuestro olvido
Escribo sobre un destino que apenas puedo tocar en tanto un niño se inventa con pegamento un hogar
Mientras busco las palabras para hacer esta canción un niño esquiva las balas que buscan su corazón
Acurrucado en mi calle duerme un niño y la piedad arma lejos un pesebre y juega a la navidad
Arma lejos un pesebre y juega a la navidad y juega a la navidad y juega, y juega, y juega...
La niñez de nuestro olvido pide limosna en un bar y lava tu parabrisas por un peso, por un pan
Si las flores del futuro crecen con tanto dolor seguramente mañana será un mañana sin sol
SOSA, M. In: Corazón libre. Argentina: E.D.G.E., 2004 (fragmento).
No texto, a expressão “un mañana sin sol ” é usada para concluir uma crítica ao(à)
- Matemática
Quantos inteiros k satisfazem à desigualdade
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Borbulha-se gás cloro em solução aquosa diluída de hidróxido de sódio a 25ºC. Assinale a opção que contém apenas produtos clorados resultantes.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a reportagem. Crianças mostram a cultura de diversos países por meio de brincadeiras. A cultura dos países participantes da Copa do Mundo foi objeto de estudo dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que participaram do Projeto Pé com Pé. A demonstração do que aprenderam será nos dias 25 e 26 de junho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na quadra 502 Norte.
As crianças vão fazer apresentações de capoeira e maculelê, dança suíça, adoleta (brincadeira francesa), farão exposições de perucas, sanfonas, leques e reprodução de obras do artista norte-americano Jackson Pollock. Além disso, a programação conta com diversas brincadeiras, como karaokê, pescaria e mastro fita. Disponível em: <http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=criancas-mostram-cultura-de-diversos-paises-por-meio-de-brincadeiras> Acesso em: 16 out. 2014.
Enunciado:
1. Por que algumas brincadeiras das crianças de outros lugares do mundo não são iguais às brincadeiras das crianças brasileiras?
2. Que tipo de brincadeiras ou jogos as crianças, do mundo inteiro, utilizam atualmente?
3. Por que as brincadeiras mudam de tempos em tempos?
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Considere as afirmações abaixo sobre a economia durante a República Velha (1889-1930).
I. A monocultura de produtos agrícolas destinados à exportação continuou na base da economia brasileira, sendo o café o principal produto, o qual atingiu o seu auge e, ainda nesse período, a sua decadência.
II. O primeiro ministro da Fazenda do novo governo Republicano foi Rui Barbosa (1889-1891). Preocupado com o deficit público e com a alta inflação deixados pela monarquia, Barbosa levou adiante uma política de controle das emissões monetárias e do crédito bancário, que ficou conhecida como “encilhamento”.
III. Para garantir um alto preço nas exportações do café, o Brasil adotou uma política de intervenção econômica, através do Convênio de Taubaté (1906), cuja principal medida era proibir o aumento da produção para não desvalorizar o produto.
IV. O Brasil passou por um pequeno processo de industrialização durante a Primeira Guerra Mundial, denominado “industrialização por substituição de importações”, na medida em que, estando impedido de comprar produtos europeus devido à guerra, o país passou a substituir os importados por produtos nacionais.
Estão corretas apenas as afirmativas