(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO)
TEXTO I
Uma estranha loucura apossa-se das classes operárias das nações onde impera a civilização capitalista. Esta loucura é o amor pelo trabalho, a paixão moribunda pelo trabalho, levada até o esgotamento das forças vitais do indivíduo e sua prole.
LAFARGUE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec, 2000
TEXTO II
"Vivemos numa época em que as pessoas são tão trabalhadoras que ficam estúpidas."
De acordo com os textos, a reflexão sobre o mundo do trabalho no século XIX aponta para o conceito sociológico de
Questões relacionadas
- Matemática | 12.4 Outras Funções
(FUVEST 2015 1ª FASE) No triângulo retângulo ABC, ilustrado na figura, a hipotenusa AC\overline{AC} mede 12 cm e o cateto BC\overline{BC} mede 6 cm.
Se M é o ponto médio de BC\overline{BC}, então a tangente do ângulo MAC\widehat{MAC} é igual a
- Física | B. Vetorial
(Uefs) O conceito fundamental da Mecânica é o de movimento, ou seja, da mudança da posição dos corpos ao longo do tempo e em relação a um determinado referencial. Considerando-se uma pedra presa à extremidade de um fio ideal e posta a girar, descrevendo uma circunferência de 50,0cm de raio em um referencial fixo na mão que segura a outra extremidade do fio, conclui-se que o módulo do deslocamento sofrido pela pedra em 2,25 voltas, em m, é, aproximadamente, igual a
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FUVEST 2008 1ª FASE) Hidrogênio reage com nitrogênio formando amônia. A equação não balanceada que representa essa transformação é:
H2(g) + N2(g) ® NH3(g)
Outra maneira de escrever essa equação química, mas agora balanceando-a e representando as moléculas dos três gases, é:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no
cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam?
- A proposta para esta aula será mostrar para os alunos a linguagem fotográfica , os ângulos
na fotografia e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/planos-de-%20%20%20aula/fundamental/artes-fotografia.htm?cmpid=copiaecola
- O professor vai passar um texto para os alunos, para ser utilizado como ponto de partida para
esta aula/atividade.
Textos:
"Fotografia - 1"
Disponível: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-1-como-a-tecnica-foi-inventada.htm
"Fotografia - 2"
Disponível: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-2-tecnologia-e-arte.htm
- O professor vai ler o texto junto com turma. Tirar as dúvidas que irão surgir durante a leitura.
- O professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e
apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
Disponível: Google imagens – Fotografias variadas
- O professor pode pedir aos alunos para trazerem suas fotografias pessoais para a sala de aula
para serem apreciadas.
- Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos deverão fazer
fotografias com câmeras ou celulares, dando destaque nos ângulos dos objetos que vão ser
fotografados.
-O professor deverá explicar para a turma que o ângulo é basicamente a altura, a posição da
câmera em relação ao objeto a ser fotografado. Ele interfere na interpretação das imagens.
-Sugestões de possíveis temas para o trabalho:
. A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
. O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
. A cidade que a gente mora.
- Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e mecânica) e fazer fotos
coloridas e em preto e branco.
- Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas e que
tiverem melhor ângulo, para serem reveladas.
- Revelar as fotografias.
OBS: Cada grupo deve selecionar e revelar 05 fotografias no tamanho de 10x15 cm.
- Os grupos vão apresentar suas fotos para a turma e junto com a classe, discutirem sobre o
processo de registro fotográfico, a escolha dos ângulos fotografados e sobre os motivos que
determinaram as escolhas do grupo.
- Organizar uma exposição das fotos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-fotografia.htm
- Geografia | 5.3 Urbanização
Quer um conselho? Vá conhecer alguma coisa da terra e deixe os homens em paz... Os homens mudam, a terra é inalterável. Vá por aí dentro, embrenhe-se pelo interior e observe alguma coisa de proveitoso. Aqui na capital só encontrará casas mais altas, ruas mais cheias e coisas parecidas ao que de igual existe em todas as cidades modernas. Mas ao contato com a terra você sentirá o que não pode sentir nas avenidas asfaltadas.
LOBATO, M. Lobatiana: meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1985.
O texto literário evidencia uma percepção dual sobre a cidade e o campo, fundamentada na ideia de