(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO)
TEXTO I
Uma estranha loucura apossa-se das classes operárias das nações onde impera a civilização capitalista. Esta loucura é o amor pelo trabalho, a paixão moribunda pelo trabalho, levada até o esgotamento das forças vitais do indivíduo e sua prole.
LAFARGUE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec, 2000
TEXTO II
"Vivemos numa época em que as pessoas são tão trabalhadoras que ficam estúpidas."
De acordo com os textos, a reflexão sobre o mundo do trabalho no século XIX aponta para o conceito sociológico de
Questões relacionadas
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UTFPR) A França viveu por mais de meio século num clima de prosperidade. A produção agrícola cresceu, o que permitiu alimentar adequadamente uma população em crescimento. A atividade artesanal se intensificou e se diversificou, estimulando um comércio interno que contava com boas estradas para seu abastecimento. Apesar desse quadro favorável, o povo francês não era beneficiado por esse bom tempo, ao contrário, era obrigado a arcar com pesados impostos, enquanto a nobreza e o clero eram isentos. A partir de 1780, colheitas superabundantes, fizeram os preços caírem, especialmente do trigo e da uva, arruinando muitos camponeses. Anos depois, houve um período prolongado de seca, queimando pastos e provocando a morte do gado. Na sequência, os preços passaram a subir aceleradamente, espalhando fome, desemprego, falência e miséria. Esse quadro corresponde às vésperas de que evento de grandes proporções na França?
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(MACKENZIE) Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais dos compostos A e B, obtidos por meio de duas sínteses orgânicas distintas e em condições adequadas.
Assim, a alternativa que traz, respectivamente, considerando as condições adequadas para tal, os reagentes orgânicos utilizados na obtenção dos compostos A e B é
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Em um shopping center, estavam ocorrendo colisões com carros estacionados nas áreas destinadas a estacionamento, pois não havia área de manobra suficiente para os veículos de maior porte. Para resolver esse problema, foi solicitada à equipe de manutenção que sinalizasse as regiões nas quais os carros não poderiam estacionar, facilitando a manobra dos demais. A figura a seguir mostra o estacionamento e as regiões, em cinza, que foram pintadas pela equipe de manutenção, sendo que as regiões ímpares possuem a mesma área e as regiões pares possuem a mesma área.
Sabe-se que as ruas A, B e C dentro do estacionamento são paralelas e não é possível estacionar nelas nem na rua D, pois são para trânsito de veículos e pedestres. A região 1 faz, com as ruas A e D, um ângulo de 60°; e a região 4 faz, com as ruas C e D, um ângulo de 120°.
Considerando que para pintar as regiões 1 e 2 foram gastas três latas de tinta, o número de latas que foram utilizadas na sinalização de todas as regiões cinzas foi
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FUVEST 2007 1ª FASE)
Este quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado
- Química | 1.1 Introdução à Química
Na Química, para se caracterizar um determinado material são utilizadas, dentre outras, quatro constantes físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade que constituem um “quarteto fantástico”.
Em um laboratório, foram obtidos os dados da tabela abaixo, relativos a propriedades específicas de amostras de alguns materiais.
Considerando os dados da tabela, analise as afirmações seguintes.
I. À temperatura de 25°C, os materiais C e D estão no estado líquido.
II. Massa e volume são propriedades específicas de cada material.
III. Se o material B for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D, ele deverá afundar.
IV. Se o material A for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D, ele deverá flutuar.
V. À temperatura de 20°C, a densidade do material C é igual a 0,74 g/mL.
EXPLICAE_SEE_LIVRO_01_QUIMICA_FA.indd Das afirmações acima, são corretas, apenas: