Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.
UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentavel. Unesco, 2015
Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O restaurante popular tem capacidade para 460 lugares.
Enunciado:
Assinale com V se a alternativa for verdadeira e F se for falsa.
( ) 400+6
( ) 4 grupos de 100 e 6 grupos de 10
( ) 460 lugares individuais
( ) 50+50+50+50+50+50+50+10
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(PUC-GO) Leia o fragmento de texto a seguir:
Nesta quarta-feira (17), o Projeto Educação falou sobre os filósofos contratualistas e suas obras. O professor de filosofia Fábio Medeiros respondeu a uma pergunta enviada por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
[...]
Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna, conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de Dois Tratados sobre o Governo Civil’; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social. Eles são considerados contratualistas porque afirmam que é necessário um contrato social para que a vida civilizada possa acontecer. A partir desse princípio, cada um deles tem sua linha de pensamento.
[...]
(Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2018/10/17/projeto-educacao-saiba-quem-são-os-filosofos-contratualistas-e-sus-deias.ghtml. Acesso em: 30 out. 2021. Adaptado.)
Considere as informações contidas no fragmento e analise as assertivas que se seguem, sob a perspectiva da filosofia dos contratualistas:
I. Sob a perspectiva da teoria de Hobbes, os seres humanos vivem em uma sociedade que não é civilizada e possuem uma natureza má. Daí vem a afirmação: “O homem é o lobo do homem” e, por esse motivo, é necessário estabelecer a vida civilizada por meio de um pacto, na qual há uma pessoa governando.
II. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o homem é naturalmente desigual. Portanto, a sociedade estimula as competições e potencializa as diferenças entre os homens. Locke é responsável por propor que, para a sociedade existir civilizadamente, é preciso superar a desigualdade social oriunda da propriedade privada.
III. Sob a perspectiva da teoria de Rousseau, o Estado deve ser absoluto, ou seja, para que a sociedade se organize, é importante sair do estado de natureza e adentrar no estado de se autogovernar. Por esse motivo, é necessário que o Estado seja o representante absoluto do estado civil.
IV. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o Estado se formaria porque ninguém é bom juiz de si mesmo. Logo, o Estado se tornaria necessário para intermediar os conflitos entre as pessoas. Por conseguinte, as pessoas poderiam esperar que o Estado assegurasse os direitos e as liberdades individuais de todos.
Marque a única alternativa cujos itens contêm uma análise correta, de acordo com a filosofia dos autores contratualistas:
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
Pode-se falar de idade de um lugar? A propósito desta ou daquela cidade nascida com a colonização, é freqüente ler que foi fundada em tal ou tal ano. Por exemplo, a cidade de Salvador, Bahia, “foi fundada” em 1549 por Tomé de Souza. Será possível falar da idade de um lugar segundo outro critério?
MILTON SANTOS Adaptado de A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 1996.
A Geografia e a História são ciências que estudam a sociedade a partir da inter-relação necessária das categorias tempo e espaço.
Com base na interpretação conjunta dos quadrinhos e do texto, pode-se relacionar tempo e espaço a partir do critério definido como:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
As tecnologias provocam mudanças comportamentais.Em relação ao seu uso exagerado, o texto critica a
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
No dia 5 de agosto de 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório que apresenta uma estimativa em relação ao número de habitantes em escala planetária para o ano de 2050, que poderá superar 9 bilhões de pessoas. Observe o gráfico sobre a evolução do crescimento da população mundial, com projeções para os anos seguintes.
Podemos observar que desde a década de 1950 a população mundial passou por um grande aumento, o que ficou conhecido como explosão demográfica. As causas desse contínuo crescimento populacional estão associadas: