O crescimento de uma população de microrganismos é descrito pela expressão , em que K(t) indica a quantidade de microorganismos em um meio de cultura em função do tempo t. O gráfico representa a evolução de K em relação ao tempo t.
Com base nos dados, o valor de m é
Questões relacionadas
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(UTFPR) A abolição da escravatura, nos EUA, foi decretada por Abraham Lincoln em janeiro de 1865. No entanto, não foi acompanhada de nenhum programa que possibilitasse a integração do negro liberto na sociedade americana. Essa situação de desvantagem social tendeu a se perpetuar, sobretudo, devido ao aparecimento de sociedades secretas no Sul, que através de segregacionismo e intimidações violentas impediam os ex-escravos de assumirem plenamente sua cidadania.
O grupo mais radical, contrário à abolição dos escravos estadunidenses foi:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A diversidade é a marca do Brasil. Em pouco mais de quinhentos anos de história, construiu-se uma nação formada por vários povos, dona de uma cultura variada e com várias identidades.
A postura social do brasileiro de buscar viver em harmonia, evitando conflitos religiosos, tipos físicos e origens sociais diferentes é um traço muito positivo. Porém o preconceito e a discriminação em relação aos índios e negros estão presentes nas mais diversas situações do nosso cotidiano e há muito tempo.
Por que esse preconceito e essa discriminação ainda acontecem?
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS)
A figura representa um recipiente que contém dois líquidos imiscíveis e um cilindro homogêneo, de altura h, flutuando na região da interface dos líquidos em equilíbrio.
Sabendo-se que a densidade absoluta dos líquidos 1 e 2 são, respectivamente, iguais a d1 e d2, e desprezando-se a viscosidade dos líquidos, a densidade do cilindro é igual a
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Operação inédita flagra escravidão em colheita mecanizada
Trabalhadores resgatados de trabalho escravo cumpriam jornadas de 24 horas ininterruptas. Dois motoristas sofreram acidentes após 20 horas dirigindo.
Foi registrada em Goiatuba (GO) a primeira libertação de trabalho escravo em colheitas mecanizadas do Brasil. Ao todo, 39 pessoas que operavam máquinas para o corte de cana- de-açúcar foram resgatadas. Os trabalhadores cumpriam jornadas de 24 horas ininterruptas, que, somadas às 3 horas do percurso até o local, totalizavam 27 horas de trabalho. (...) O grupo laborava de domingo a domingo, intercalando as longas jornadas com 21 horas de descanso. (...)
Disponível em: http://reporterbrasil.org.br Acesso em: 05/08/12
Emenda à Constituição contra o trabalho escravo é aprovada
Câmara dos Deputados aprovou a proposta que amplia as punições. Produtores rurais flagrados perdem a terra, sem direito à indenização.
A PEC – Proposta de Emenda à Constituição número 438 – define que as propriedades onde houver (...) exploração de trabalho escravo serão imediatamente expropriadas e destinadas à reforma agrária, sem direito à indenização. (...)
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/05/ Acesso: 13/07/12
Após a leitura das notícias, pode-se concluir que
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UEMG) Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas) iniciam a produção de anticorpos que atacam o próprio epitélio intestinal. Esse ataque resulta na perda das microvilosidades intestinais que desencadeia um conjunto de sinais e sintomas conhecidos como Doença Celíaca. A figura abaixo demonstra o epitélio de indivíduos normais e as alterações que ocorrem em indivíduos portadores de Doença Celíaca.
Os portadores de Doença Celíaca ficam predispostos a desenvolverem