Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 02 nov. 2020.
A técnica desenvolvida para manter o solo mais úmido por mais tempo é possível devido as
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo
Meses depois fui para o seminário de S. José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige.
Machado de Assis, Dom Casmurro.
(FUVEST 2008 1ª FASE) O “escrúpulo de exatidão” que, no trecho, o narrador contrapõe à exageração ocorre também na frase:
- Física | 4.3 Refração da Luz
As fibras ópticas são uma verdadeira revolução no transporte de informações, sendo muito úteis na construção de cabos utilizados na internet banda larga. Seu funcionamento se baseia nos fenômenos da refração e reflexão total da luz, sendo a escolha dos materiais de construção imprescindível para que ocorram os fenômenos. O transporte de informação na fibra é feito no núcleo que se encontra revestido por uma casca de proteção, como sugere a figura a seguir.
Na construção de uma fibra óptica podemos usar um vidro de quartzo com índice de refração igual a 1,6 revestido com um polímero de índice de refração 1,2. Qual o valor do seno do ângulo q para que sejam garantidas as condições sob as quais a fibra funcione de maneira correta?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
Textos para a questão.
Texto 1
Acesso sem qualidade
[...]
Mesmo nos tempos atuais, em que a inovação tecnológica nos surpreende diariamente, onde há modernização de processos e evolução constante do pensamento social, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade do ensino.
Nos últimos anos, diversos esforços para aumentar o acesso dos brasileiros à educação foram feitos, é preciso reconhecer. A criação de universidades públicas, escolas técnicas e disponibilidade de bolsas parciais ou integrais representaram um grande avanço. Mas essas ações, além de ignorarem o quesito qualidade, focaram no ensino técnico ou superior, de responsabilidade do governo federal, enquanto a educação básica, de responsabilidade de estados e municípios, recebeu investimentos bem mais modestos. E assim, os pontos mais fracos do ensino público brasileiro continuam a ser os ensinos fundamental e médio. [...]
Neste sentido, a educação de qualidade pode ser vista como mais um bem onde o acesso é privilégio de poucos. Quebrar esse conceito é parte fundamental do processo de diminuição da desigualdade social e econômica no país, e está associado diretamente com a maior produção de riquezas e do desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Jornal da Manhã. Ijuí, 23/12/2015. Disponível em: <www.jmijui.com.br/publicacao-22000-Acesso_sem_qualidade.fire>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Texto 2
Educação patina em gestão ineficiente
Dificuldades no equacionamento de demandas educacionais, relativas ao ensino em si ou relacionadas a investimentos públicos no setor, não são novidade. O Brasil tem um contencioso crônico que os números sistematicamente apontam. Em geral, soluções sugeridas para enfrentar os problemas passam pelo mantra de que, para se desenvolver, a educação precisa ser irrigada por mais verbas. Criterioso, o estudo da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] tem substância para, por meio de análises mais profundas, mostrar que essa é, no máximo, uma meia-verdade — ou uma meia-mentira. Assim como consagra a facilidade da frieza dos números, o levantamento fornece combustível também para pôr em xeque esse tipo de solução mágica.
O gasto público em educação básica no Brasil tem se situado, nesta década, na média de 5,6% do PIB (a meta é 10%). Parece pouco, mas é um índice superior à média da OCDE (4,7%), e o quinto maior entre os países e parceiros da organização com dados disponíveis. E, reconhecidamente, fatias cada vez maiores do orçamento total são destinadas ao setor. Ou seja, a irrigação não é insuficiente; o que visivelmente falta é melhorar a colheita. Cai-se no terreno da gestão. O país aplica mal as verbas destinadas à educação, é evidente. A atenção dada, por exemplo, ao ensino básico continua falha, apesar dos avanços, e isso se reflete em toda a cadeia de ensino.
[...]
O Globo. 28/11/2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/
educacao-patina-em-gestao-ineficiente-18164446>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Vocabulário:
Mantra – na cultura indiana, fórmula (sílaba, palavra ou verso) pronunciada repetidamente.
No texto 2, mantra relaciona-se, pelo sentido,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Veja a árvore das diferenças entre o português falado no Brasil e em Portugal, publicada pela revista Galileu de outubro. (Galileu, outubro de 2009, nº 2019, p. 19) FRAGMENTOS AMPLIADOS:
Enunciado:
O texto é introduzido pela opinião da linguista Eni Orlandi: “Não falamos Português, falamos brasileiro”. Com base nessa afirmação, identifique a alternativa que melhor representa as variações linguísticas do Português falado no Brasil segundo a árvore da Galileu.
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(ACAFE) Diabetes na mira.
O diabetes é hoje um dos maiores inimigos da saúde pública. A doença afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 4% delas no Brasil, segundo dados da Federação Internacional do Diabetes. Estima-se que esse número aumente, devido ao envelhecimento da população e a maior prevalência de sedentarismo e obesidade. Para ajudar a reverter esse quadro, pesquisadores do Brasil e da Itália desenvolveram terapias baseadas na manipulação genética e no uso de células-tronco para combater os dois tipos da doença. Testados em ratos e camundongos, os tratamentos foram capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue dos animais.
Fonte: Ciência Hoje, 01/06/2015. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias
Assim, é correto afirmar, exceto: