Corantes e pigmentos são aditivos utilizados para dar cor a objetos. Os corantes são solúveis no meio aquoso, enquanto os pigmentos são insolúveis. Observe a fórmula estrutural da fluoresceína, praticamente insolúvel em água. A reação da fluoresceína com hidróxido de sódio gera um produto que pode ser usado como corante têxtil.
A análise das informações permite inferir que o uso como corante têxtil é possibilitado devido a formação das
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Considere-se um fio reto e longo e dois pontos P e Q, tais que a distância de P ao fio é o triplo da distância de Q ao fio. Sabendo-se que, quando uma corrente de intensidade i atravessa o fio gera, em P, um campo de indução magnética de intensidade B, é correto afirmar que, se uma corrente de intensidade 3i atravessa o mesmo fio, gerará, no ponto Q, um campo de indução de intensidade igual a
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEB) Energia numa interpretação da física é aquilo que permite a realização de trabalho. É, em termos gerais, uma definição desapontadoramente frustrante para quem espera por qualificações claras, simples e diretas para as coisas do mundo. Mas, ainda assim, não se pode negar que há uma beleza quase tangível na ideia de que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada. Há um fascinante jogo de espelhos no fenômeno natural que identificamos por energia e a investigação disso por uma área da ciência, a termodinâmica, ou o estudo do calor e de outras formas de energia. A termodinâmica tomou forma basicamente no século XIX, tanto como interesse científico, quanto como necessidade tecnológica. Foi a base da Revolução Industrial, sob a forma de máquinas a vapor, alimentadas pelo carvão, na determinação, dentre outros motivos, de substituir músculos humanos e de animais pelo poder mecânico das máquinas. (CAPOZZOLI, 2010, p. 12-13).
Os sistemas vivos são sistemas autopoiéticos, ou seja, são capazes de se autoproduzir e de se autorregenerar, desenvolvendo uma organização interna que os mantém afastados de uma desordem própria do Universo — a entropia — o qual tende a um equilíbrio termodinâmico.
Em relação a esses princípios termodinâmicos no estabelecimento e na manutenção da vida e suas repercussões, é possível afirmar:
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UEFS)
Co(H2O)62+ (aq) + 4 Cl– (aq) ↔CoCl42 –(aq) + 6 H2O(l) ΔH > zero Rosa Azul
A dissolução do cloreto de cobalto (II), CoCl2 em ácido clorídrico, HCl leva à formação do sistema em equilíbrio químico representado pela equação química reversível. À temperatura ambiente, a coexistência de íons Co(H2O)62+ de cor rosa, com íons CoCl4 de cor azul, confere a solução uma coloração violeta. Entretanto, considerando o princípio de Le Chatelier, quando o equilíbrio químico é perturbado por fatores, como adição ou remoção de um reagente ou produto, variação da temperatura ou da pressão, o equilíbrio desloca-se até que um novo estado de equilíbrio seja estabelecido.
A partir da análise das informações e da equação química, que representa o sistema em equilíbrio, é correto concluir:
- Matemática - Fundamental | 05. Equação do 2° Grau
A professora Márcia escreveu a seguinte expressão numérica na lousa. Observe.
Desenvolva a expressão e marque a alternativa correta.
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2012 1ª FASE) A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a